Falta de chuvas em fevereiro já provoca perdas de 30% na produção de soja e 50% na de milho da Bahia

Publicado em 04/03/2013 12:56
O mês de fevereiro, de modo geral, termina com uma condição de chuvas muito irregulares e abaixo da média do mês em boa parte do Brasil. O destaque negativo do mês foi à ausência de precipitações no Nordeste, o que já prejudica o desempenho das lavouras de soja e milho do oeste da Bahia, sul do Maranhão e do sul do Piauí. Em algumas regiões são estimadas perdas em torno de 50% no milho, 30% na soja e 20% no algodão. 

A expectativa era de uma boa safra no Nordeste do Brasil, pois no fim de outubro e em todo o mês de novembro as chuvas foram boas e isso adiantou o plantio na região. O problema é que o tempo ficou muito seco em fevereiro, justamente no período crítico de desenvolvimento da planta. No município de Guanambi-BA, mesmo com uma média de chuva baixa, de 96mm, não choveu no último mês. Sendo que a cidade já vinha de um janeiro com chuva 35% abaixo do normal.

Veja a notícia na íntegra no site do Jornal do Tempo

Tags:

Fonte: Jornal do Tempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª