Conab: Produção de soja deve alcançar 82,06 mi de toneladas

Publicado em 07/03/2013 09:09 e atualizado em 07/03/2013 19:02
A produção nacional de grãos da safra 2012/2013 deve chegar a 183,58 milhões de toneladas, com aumento de 10,5% sobre as 166,17 milhões de toneladas da safra passada. Em relação ao último levantamento, houve uma redução de 0,8%.  O motivo da diminuição se deve às condições climáticas adversas no período da pesquisa, como o excesso de chuva na região Centro-Oeste e a estiagem no Sul do país. O resultado é do sexto levantamento, divulgado nesta quinta-feira (7/03), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A soja segue como o grande destaque, com um crescimento de 23,6% sobre as 66,38 milhões de toneladas da última safra e uma produção estimada em 82,06 milhões de toneladas. Também o milho 2ª safra tem bom desempenho, com aumento de 5,5% sobre as 39,11 milhões de toneladas do último ano, chegando a 41,28 milhões de toneladas. Este número supera a produção do milho 1ª safra, estimada em 34,79 milhões de toneladas. O arroz é outro grão que obteve crescimento (3,9%), ao passar das 11,6 milhões de toneladas para 12 milhões de toneladas.

Área – A área total de plantio de grãos cresceu 4,1% em relação à safra passada (50,89 milhões de ha) e chegou a 52,99 milhões hectares. As culturas de soja e milho obtiveram também os melhores desempenhos em área plantada. O aumento da soja foi de 10,4%, passando de 25 para 27,6 milhões de hectares. Já o milho 2ª safra ampliou a área em 8,6%, passando de 7,6 para 8,3 milhões de hectares.

Os técnicos ouviram, no período de 18 a 22 de fevereiro, representantes de órgãos públicos e privados das áreas de grande produção. Foram atualizadas as informações de área, produção e comportamento climático nos estados da região Centro-Sul, oeste da Bahia e sul do Piauí e Maranhão, além dos estados de Rondônia e Tocantins.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    O pessoal da Conab aprendeu com seu ex chefe que nos tentou ensinar que ,uma mentira contada muitas vezes se transforma em verdade.No caso em questão a mentira da mega safra de soja destem ano será desmascarada já, pela famosa lei da oferta e procura.

    0
  • Raijan Cezar Mascarello Sapezal - MT

    Agora sim LIONES SEVERO vc falou o que precisávamos ouvir!!!

    A avaliação desses orgãos é feita via satélite??????

    Será que o satélite sabe que a soja está com ferrugem, ou que a mosca branca atacou 100% das lavouras do Mato Grosso???

    Essa é a CONAB!!!

    0
  • Renato Scariote Sapezal - MT

    Se você pegar a área que aumentou em relação a safra passada, teríamos que aumentar muito a produtividade pra chegarmos a mais de 80 milhões de toneladas, mas ocorre o contrário, vários produtos colhendo 20 a 30 sacas por hectare, mato grosso deve ter mais de 30 % da área a ser colhida, e nessa áreas a quebra é drástica. Também não acredito que chegue a 80 milhões de ton.

    0
  • Raijan Cezar Mascarello Sapezal - MT

    Essa tal de CONAB, deveria mandar seus funcionários andar pelas lavoura do Brasil!! E não fazer estimativas em cima da área plantada!!!

    A QUEBRA de safra desse ano vai ser muito grande, não chega a 80 milhões de toneladas nem por milagre.

    ACORDA CONAB!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    0
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Avaliação por satélite diz que Brasil é 80.8 milhões de tons e argentina é 49.4 milhões de tons de soja.

    0
  • diogo patua barreiras - BA

    Esse é mais um dado falso que não irá se concretizar. No MA, PI E BA a situação é complicada, pois , muitos produtores não conseguirão cumprir seus contratos. O gado aqui da região está todo á venda, pois, não existe pasto disponível.

    0