Safra 2012/13: Emater-RS divulga boletim de acompanhamento de safras no Rio Grande do Sul

Publicado em 22/03/2013 10:24
Arroz irrigado - A cultura do arroz encontra-se com bom desenvolvimento geral, com os rendimentos iniciais dentro do previsto e onde predominam os estágios de enchimento de grãos e maturação. A colheita já ultrapassa os 30% da área estimada com a lavoura no Estado. Na semana que passou, a chuva atrapalhou um pouco essa operação que deverá atingir o momento mais intenso neste último decêndio do mês. Os tratos culturais estão sendo realizados normalmente, como: limpeza de taipas, manejo da água de irrigação e controle de pragas, principalmente a lagarta do cacho e o percevejo.

Soja - A lavoura da soja se apresenta, no RS, majoritariamente nas fases de enchimento da vagem e maturação. A produtividade vem se mantendo em bom patamar, entre 38 sc/ha a 50 sc/ha. As precipitações que vêm ocorrendo, mesmo que desuniformes, beneficiaram a cultura. Essa umidade, associada às temperaturas atuais, propiciaram, também, o aparecimento de alguns focos de ferrugem asiática nas lavouras em formação de grãos e que vêm sendo monitorados e controlados com fungicidas pelos sojicultores. Produtores, também estão realizando aplicação de inseticida visando controlar a lagarta da macã e fede-fede em algumas lavouras.

Clique aqui e confira o boletim na íntegra

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário