Soja: Mercado dá continuidade às baixas nesta quinta-feira

Publicado em 11/04/2013 08:00 e atualizado em 11/04/2013 10:11
No pregão eletrônico desta quinta-feira (11), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em queda. As principais posições da commodity encerraram com perdas pouco significativas, entre 1,25 e 3,00 pontos. 

O mercado dá continuidade às ligeiras baixas registradas ontem, quando o mercado recuou após a divulgação dos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O boletim trouxe os dados de oferta e demanda e um aumento nas estimativas para os estoques finais mundiais de soja em cerca de 2 milhões de toneladas pressionaram os preços. 

Esse aumento dos estoques globais pesou sobre os preços logo após a divulgação - quando os preços chegaram a perder mais de 12 pontos nos principais vencimentos. Porém, as baixas logo foram limitadas em função dos estoques norte-americanos, que ficaram aquém da expectativas do mercado ao se manterem em linha com o volume anunciado em março.

Para Carlos Cogo, analista da Cogo Consultoria Agroeconômica, os números deste relatório foram positivos para o mercado em linhas gerais. "Provavelmente, no curto prazo, o mercado entenda como números altistas, até porque fez-se uma manutenção dos estoques nos Estados Unidos e isso é muito importante para as traders em Chicago, sinal de que os estoques estão apertados", diz. 

Além disso, Cogo afirma ainda que os preços da soja no mercado físico norte-americano estão bastante firmes o que também oferece sustentação aos futuros da soja, bem como faria uma volta mais expressiva da demanda chinesa. 

Por outro lado, o analista alerta para uma tendência ainda de baixa para o médio e longo prazos, a medida que os estoques vão sendo recompostos e a oferta e a demanda vão se equilibrando. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto