Soja: Mercado dá continuidade às baixas nesta quinta-feira
Publicado em 11/04/2013 08:00
e atualizado em 11/04/2013 10:11
No pregão eletrônico desta quinta-feira (11), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em queda. As principais posições da commodity encerraram com perdas pouco significativas, entre 1,25 e 3,00 pontos.
O mercado dá continuidade às ligeiras baixas registradas ontem, quando o mercado recuou após a divulgação dos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O boletim trouxe os dados de oferta e demanda e um aumento nas estimativas para os estoques finais mundiais de soja em cerca de 2 milhões de toneladas pressionaram os preços.
Esse aumento dos estoques globais pesou sobre os preços logo após a divulgação - quando os preços chegaram a perder mais de 12 pontos nos principais vencimentos. Porém, as baixas logo foram limitadas em função dos estoques norte-americanos, que ficaram aquém da expectativas do mercado ao se manterem em linha com o volume anunciado em março.
Para Carlos Cogo, analista da Cogo Consultoria Agroeconômica, os números deste relatório foram positivos para o mercado em linhas gerais. "Provavelmente, no curto prazo, o mercado entenda como números altistas, até porque fez-se uma manutenção dos estoques nos Estados Unidos e isso é muito importante para as traders em Chicago, sinal de que os estoques estão apertados", diz.
Além disso, Cogo afirma ainda que os preços da soja no mercado físico norte-americano estão bastante firmes o que também oferece sustentação aos futuros da soja, bem como faria uma volta mais expressiva da demanda chinesa.
Por outro lado, o analista alerta para uma tendência ainda de baixa para o médio e longo prazos, a medida que os estoques vão sendo recompostos e a oferta e a demanda vão se equilibrando.
Por: Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas