Grãos continuam realizando lucros na manhã desta 2ª feira

Publicado em 22/04/2013 07:50 e atualizado em 22/04/2013 10:10
A semana começa negativa para o mercado internacional de grãos. Nesta segunda-feira (22), os futuros da soja, do milho e do trigo fecharam o pregão eletrônico do lado negativo da tabela na Bolsa de Chicago. As cotações da oleaginosa encerraram a sessão com quedas entre 7,00 e 10,25 pontos nos principais vencimentos, com o contrato maio/13 cotado a US$ 14,21/bushel. O mercado dá continuidade ao movimento de realização de lucros da última sexta-feira (19) após uma semana de consecutivas altas. 

No mercado da soja, porém, os fundamentos de oferta e demanda que têm estimulado as altas, principalmente dos contratos mais próximos, seguem positivos. A procura pela oleaginosa norte-americana é muito grande, o que tem dado suporte também aos preços no mercado físico. 

Veja como fechou o mercado na última sexta-feira (19):

Soja fecha semana realizando lucros; milho encerra em alta

Na última sessão desta semana, os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago encerraram do lado negativo. A sexta-feira (19) foi marcada por intensa volatilidade e movimentos de realização de lucros. O recuo, segundo analistas, foi um movimento natural do mercado após três sessões consecutivas de alta. 

Os vencimentos mais distantes, referentes à nova safra dos Estados Unidos, fecharam com uma queda mais expressiva, de baixas de mais de 10 pontos. Já no curto prazo, os contratos maio e julho/13 terminaram o dia com perdas menos expressivas. 

"O mercado caminhou bastante essa semana e uma realização de lucros no final de semana é sempre bem vinda. Porém, esse movimento é freado pela oferta muito apertada dos Estados Unidos", disse Nicole Brum, analista da Agrinvest. 

O mercado ainda opera com a atuação de duas frentes, sendo uma de pressão positiva para os vencimentos mais curtos, com os apertados estoques norte-americanos de soja e uma demanda muito agressiva; e uma negativa, que já começa a contabilizar as boas expectativas para a nova safra dos EUA e pesa sobre as posições de mais longo prazo. 

Já no mercado do milho, as cotações terminaram o dia em campo positivo. Ainda de acordo com analistas, o principal foco dos investidores desse mercado é o clima nos Estados Unidos e as condições adversas em que se inicia o plantio nesse ano. As temperaturas são baixas, há muita chuva e previsões de neve para os próximos dias. 

Esse atraso, caso se agrave e não possa ser revertido, poderá estimular uma migração dos produtores para a cultura da soja, reduzindo a área plantada com o cereal. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina