Soja: Exportações de abril até o momento já superam o total de março

Publicado em 23/04/2013 10:19
Os embarques de soja do Brasil em abril foram maiores do que os os registrados em março, segundo os últimos números divulgados pela Secretária de Comércio Exterior (Secex). As vendas externas da oleaginosa tiveram um aumento de 79% em relação à média de volume diário de março, e também 43% maiores do que no mesmo mês de junho. 

Nas quatro primeiras semanas de abril, os embarques brasileiros de soja já somam 4,75 milhões de toneladas, enquanto em todo o mês de março o total foi de 4,84 milhões de toneladas. Em junho do ano passado, o total exportado foi de 4,84 milhões de toneladas. 

Esse aumento nos embarques em abril acontece, tradicionalmente, por conta de condições de clima mais favorável, com um tempo mais seco e melhor para as operações portuárias. Além disso, a oferta maior - devido ao desenvolvimento da colheita no país - também teria estimulado o aumento das vendas. 

O crescimento se dá depois dos embarques em abril terem sido duramente prejudicados pelas chuvas de março, além das más condições das estradas brasileiras que atrasaram a chegada da soja aos portos brasileiros. 

O tempo total de espera no Porto de Paranaguá, por exemplo, foi de 13 dias no mês passado, o que dá um total de 310 horas. 

As expectativas de empresas brasileiras que atuam no setor são de que as exportações do país sejam de 38,2 milhões de toneladas no ano comercial 2012/13. Esse volume deverá trazer um desafio logístico ainda maior para a estrutura brasileira. Atualmente, o complexo soja - inclundo farelo, óleo e grão - é o principal item da pauta de exportação do Brasil. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos