Soja: De olho no clima, contratos estendem perdas em Chicago

Publicado em 30/05/2013 11:11 e atualizado em 30/05/2013 14:56

A soja dá continuidade ao movimento de baixa no pregão regular desta quinta-feira (30) na Bolsa de Chicago. Às 10h48 (horário de Brasília) o contrato setembro perdia 5 pontos, negociado US$ 14,24/bushel.

Na sessão eletrônica, o mercado trabalhou sem novidades e estendeu as perdas da quarta-feira (29), quando as cotações encerraram em campo misto, realizando lucros dos ganhos superiores a 30 pontos do início da semana. Pesou também sobre o mercado ontem o anuncio do cancelamento de uma venda de 147 mil toneladas de soja da safra 2012/13 dos EUA para a China. De acordo Pedro Dejneka, analista de mercado da PHDerivativos, a expectativa é de que novos cancelamentos ocorram, com a demanda sendo transferida para a América do Sul.

Ainda de acordo com Dejneka, o mercado aguarda maior definição do clima norte-americano, que tem se mostrado extremamente volátil. “Tem muita chuva caindo por aqui recentemente, mas se os mapas de longo prazo forem confirmados, os produtores de milho e, principalmente soja, terão a janela necessária para avançar seu plantio antes do final de junho”, afirma.

“Também existe a possibilidade de que as chuvas deste final de semana não sejam tão pesadas quanto o esperado, mas para isso, teremos que aguardar até o domingo à noite para conferir”, avalia Dejneka.

Para o analista, o contrato julho deve continuar pressionado, com influência da rolagem de contratos por parte dos grandes fundos de commodities. “Vendem julho e compram novembro para carregar suas posições de compra, já que julho está se aproximando do período de entregas de contrato”, explica. Dejneka afirma que o movimento desta semana pode não ser influenciado só pelo clima, mas também por players que antecipam tal rolagem dos contratos.

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul