2013/14: Área de soja na América do Sul deve crescer 4%, diz Safras

Publicado em 13/08/2013 16:06 e atualizado em 14/08/2013 08:15

A área a ser colhida com soja na safra 2013/14 da América do Sul deve ter um aumento conservador. Inicialmente, SAFRAS indica estimativa de 54.031 mil hectares, o que em caso de confirmação, representaria novo recorde absoluto para a região, superando em 4% aos 51.726 mil ha do recorde anterior alcançado na safra atual.
 
A exemplo do ocorrido nas três últimas safras, mais uma vez esse ano o avanço deve acontecer de forma homogênea nos países produtores Segundo o analista associado de SAFRAS & Mercado, Flávio França Júnior, são esperados aumentos abaixo da média regional no Paraguai e Bolívia, dentro da média no Brasil, e acima da média na Argentina e Uruguai.
 
Em termos de produtividade média, o sentimento inicial tem visão até certo ponto parecida com o efetivamente ocorrido no ano passado. "Só recapitulando: nessa mesma época de 2012 enxergávamos a safra 2012/13 com cautela, mas com otimismo, em função de estarmos em um momento de transição entre um período de neutralidade e de influência do fenômeno El Nino, que normalmente está associado a chuvas acima do normal para a região Centro-Sul do Brasil e boa parte dos países do Cone-Sul", disse.
 
Expectativa para um El Nino que acabou não se confirmando, mantendo o padrão de neutralidade e trazendo comportamento de clima mais errático e regionalizado, com perdas localizadas até certo ponto significativas. Embora com um perfil muito melhor do que o observado na safra 2011/12.
 
Para esta nova safra o quadro vai nessa última linha, ou seja, até segunda ordem, segue a neutralidade climática, o que aproxima o clima geral da normalidade, mas com espaços para irregularidades e problemas localizados mais significativos.
 
Nas outras duas variáveis relevantes para a produtividade, há novamente a tendência da positiva ultrapassar a negativa. De um lado o avanço na utilização de insumos nas lavouras, relacionado com a melhora no nível de capitalização dos produtores. E de outro a utilização de áreas novas ou menos nobres, que atuaria limitando o potencial produtivo.

Com isso, nesse levantamento chega-se a um rendimento médio potencial de 2.963 kg/ha, que em caso de confirmação superaria os 2.825 kg da safra atual em 5% e o recorde de 2.887 kg da safra 2009/10 em 3%.
 
Tomando como base essa tendência de área e rendimentos com avanço, chegamos a um potencial de produção avaliado preliminarmente em 160.068 mil t, volume 10% superior ao recorde da safra atual de 146.136 mil t. Com esse positivo sentimento para a oferta, e considerando a firme expectativa para a demanda, temos espaço para crescimento em 8% no processamento da região, para chegar a 86 milhões de t, e de 9% nas exportações de soja, para alcançar os 64 mls de t.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário