Soja: Com previsão de chuvas nos EUA, preços recuam em Chicago

Publicado em 29/08/2013 17:26

Os futuros da soja e do trigo encerraram o pregão eletrônico desta quinta-feira (29) em baixa na Bolsa de Chicago. Em uma sessão volátil, os preços futuros até chegaram a operar do lado positivo da tabela, mas recuaram ao longo das negociações. As principais posições da commodity terminaram o dia com leves perdas entre 3,00 e 7,25 pontos, enquanto que o trigo registrou quedas de mais de 5 pontos nos principais contratos. As cotações futuras do milho fecharam a sessão em campo misto e, apenas, o contrato setembro/13 com baixa de 7 pontos, cotado a US$ 4,97/bushel. 

Os investidores estão mais cautelosos e buscam um melhor posicionamento antes do feriado de Labor Day (Dia do Trabalho) na próxima segunda-feira (2) nos Estados Unidos, comemorado na primeira segunda-feira do mês de setembro. “O mercado adotou uma postura mais conservadora frente ao final de semana prolongado, uma vez que os mapas climáticos apontam para possíveis chuvas no Meio-Oeste norte-americano”, ratifica o analista de mercado da Agrosecurity, Fernando Pimentel.

As previsões de chuvas para o cinturão produtor norte-americano aliviaram as preocupações com a recente onda de calor que atingiu os estados produtores no país. Mapas climáticos apontam para precipitações nos estados de Iowa, Illinois e Nebraska. No entanto, ainda há incertezas em relação ao volume e abrangência das chuvas. 

A expectativa é que as possíveis precipitações possam aliviar a situação das plantações, que sofrem com stress hídrico. Os campos de soja nos Estados Unidos estão em fase crucial de desenvolvimento, a de formação e enchimento de grãos. 

O consultor em agronegócio, Ênio Fernandes, explica que caso chova nos próximos dias de forma abrangente e em bons volumes, na terça-feira (3), quando o mercado reabrir, os preços podem recuar. “Caso não haja precipitações expressivas e em estados importantes poderemos ter altas mais fortes”, destaca. 

Paralelo a esse cenário, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou nesta quinta-feira (29), seu relatório semanal de registro de exportações. Os embarques da soja norte-americana, safra 2013/14, totalizaram 868.700 toneladas na semana encerrada em 22 de agosto. O número é menor do que o reportado anteriormente, de 926.000 toneladas.

Do mesmo modo, as exportações semanais do milho apresentaram uma redução e passaram de 836.000 toneladas para 673.800 toneladas esta semana. 

Veja como ficaram as cotações dos grãos no fechamento desta quinta-feira (29):

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário