(EUA) Economistas americanos prevêem novos patamares de preços para soja e milho nos próximos anos

Publicado em 30/08/2013 14:12

Diante do que chamam de “era da volatilidade” nos preços dos grãos, economistas da Universidade Estadual de Iowa afirmam que os produtores dos Estados Unidos devem se preparar para enfrentar quedas nos preços do milho e da soja nos próximos cinco anos. 

De acordo com matéria publicada pelo site AGweb, esses economistas produziram uma série de estudos que mostram como agricultores e pecuaristas podem se preparar para a possibilidade de uma fase econômica “turbulenta”. Eles afirmam que os preços irão começar a cair depois de diversos anos consecutivos de alta dos grãos.

Chad Hart, professor de economia, sugere que os produtores consideram as seguintes estratégias:

- Criar e seguir um plano de marketing baseado nos custos de produção
- Comprar insumos enquanto estiver vendendo sua safra
- Usar empréstimos de taxa fixa para proteger-se das altas taxas de juros
- Continuar usando programas de gerenciamento de riscos, como seguro de safra

O economista Michael Duffy também prevê um provável declínio nas cotações da soja e do milho, mas adianta que a queda não será tão drástica quando a que aconteceu durante a “Crise da Agricultura” nos anos 80.

Dermot Hayes, economista e especialista em agronegócio, fez uma análise mais profunda e ainda lançou uma previsão para as cotações nos próximos cinco anos, usando um método baseado no modelo de produção do estado de Iowa. Ele simulou o que seria o pior cenário para os preços:

Ano        *Milho     *Soja
2013      $4.27      $9.69
2014      $3.85      $8.89
2015      $3.41      $7.85
2016      $3.12      $7.09
2017      $2.89      $6.55

* Valores em dólar / bushel

"Esta análise não pretende ser uma previsão dos preços anuais nos próximos meses ou anos”, alerta John Lawrence, diretor da Extensão em Agricultura e Recursos Naturais, “nem estamos prevendo um período sombrio para a agricultura. Pelo contrário, só pretendemos ajudar a colocar as condições econômicas atuais em um contexto histórico, para entender melhor os fatores que irão influenciar os preços no futuro para que os produtores estejam preparados, não importa para qual direção o mercado virar”. 

Com informações do site AGweb

Tradução: Fernanda Bellei

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Notícias Agrícolas
Fonte:
AGweb

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • carlo meloni sao paulo - SP

    Pode ate' acontecer, mas nao ha como prever isso

    porque tudo depende do Pedrao. Sera' que alguem consegue fazer previsoes climaticas para os proximos cinco anos?---Eu acho que a balança comercial do Brasil esta' ruim e vai ficar peor e isso nao depende do clima ,depende da conjuntura economica que esta' bem na nossa frente toda esbugalhada.---Entao o real vai perder de valor e nesse caso quem vai se f...

    sao os amercanos.---Pau neles que merecem.

    0
  • salvador reis neto Santa Tereza do Oeste - PR

    duvido muito, o consumismo não tem volta, o brasil por exemplo ate algumas décadas atrás de população rural, ou seja comia o que se produzia de maneira bem rustica e vendia o excedente, mas com o passar dos anos a industrialização nos grandes centros e chegada da tecnologia no campo provocou a migração da população rural para centros urbanos e se as pessoas almoçam fora por que estão trabalhando, quando chegam em casa estão cansadas para fazer uma bela janta, logo vão a esquina comer um cachorro quente ou pegão o telefone e encomendam uma pizza ou qualquer ou outra comida pronta, e isso não acontece só no brasil mas em varias partes do mundo principalmente em países emergentes e super. populosos como china e índia por exemplo. e assim seque o mundo de hoje cada vez mais consumista e dependentes de mais e mais alimentos. a maioria das pessoas não pensam em ficar ricas, mas sim em viver bem e isso significa consumir .

    0
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Quando falam da ´era da volatilidade`, estão dizendo que o mercado apresenta situações anômalas, o que quer dizer que esta existindo uma desagregação entre a oferta & demanda, que só pode ser vencida por aumento estupendo da oferta ou uma drástica redução do consumo, ambas situações somente podem acontecer com a elevação dos preços. Suas afirmações são de uma incoerência estapafúrdia (esta palavra representa muito bem o que essas mentes prodigiosas concluíram).

    0
  • Raijan Cezar Mascarello Sapezal - MT

    Nunca vi tanta besteira juntas!!

    Como vai se sustentar os produtores com esses preços??

    Como vai baixar os preços a esses níveis se a demanda mundial está crescente?

    Estão fazendo isso para os produtores entrarem em desespero e sair vendendo sua produção antecipada, a preços menores, pois com certeza os preços vão subir e muito, totalmente ao contrário do que esses IDIOTAS estão falando!!!

    ANALISTAS COMPRADOS!!!

    0