Projeto reduz a zero PIS/Pasep e Cofins sobre bebidas à base de soja

Publicado em 20/09/2013 10:40

O Projeto de Lei 5279/13 reduz a zero, pelo prazo de cinco anos, as alíquotas de contribuição para o PIS/Pasep e a Cofins incidentes sobre a receita com a venda de bebidas alimentares à base de soja. 

De acordo com o autor, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o objetivo é reduzir o preço desses produtos e “favorecer as pessoas que têm intolerância à lactose e utilizam bebidas à base de soja como substitutas ao leite”.

Conforme o texto, o preço das bebidas à base de soja para o consumidor final deverá ser reduzido proporcionalmente ao valor que deixar de ser pago em contribuições. Quem deixar de repassar a desoneração ao consumidor fica sujeito a pagar os tributos acrescidos de multa e juros.

O projeto prevê que o relator do projeto na Comissão de Finanças e Tributação deverá solicitar à Secretaria da Receita Federal a estimativa do impacto dessa medida na arrecadação do governo, para determinar a adequação orçamentária e financeira, de forma a cumprir a determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e foi encaminhada às comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Tags:

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA