Paraguai dá início ao plantio da safra de soja 2013/14
Nesta quinta-feira (17), o Paraguai lançou oficialmente o plantio da safra de soja 2013/14 com expectativa de repetir o êxito da campanha passada, com base nas perspectivas positivas para o clima.
Paraguai é o quarto maior exportador mundial da oleaginosa e no ciclo anterior teve uma safra recorde de 9,3 milhões de toneladas. Agora, espera-se repetir o volume em uma superfície 5% maior, de 3,3 milhões de hectares.
Ramón Sánchez, presidente da União de Grêmios da Produção (UGP) disse que o plantio massivo se inicia em outubro e se prolonga até meados de dezembro, mas algumas partes do norte do país já deram início ao plantio.
"Estamos muito bem, e se o clima acompanhar, teremos uma produtividade similar a deste ano", disse o produtor no lançamento oficial do plantio, realizado em Sán Cristóbal, coração da região produtora, a 360 quilômetros ao leste de Asunción.
O Ministério de Agricultura e Pecuária do Paraguai previu um clima neutro até o fim do ano, sem secas ou excesso de chuvas, o que trouxe alívio aos produtores, que, há dois anos, perderam a metade da safra para uma severa seca.
Para a economia do país, a agricultura é um importante fator de crescimento. As autoridades projetam um crescimento econômico de 13,6% este ano, impulsionado pela recuperação do setor agrícola e pecuário.
Com informações do Todo El Campo