Soja: Vendas antecipadas da safra 2013/14 chegam a 33% no Brasil

Publicado em 18/11/2013 16:11
“A decisão de retenção dessa parte final da safra pelos produtores não é uma questão do preço praticado, mas sim da expectativa de que possa haver novos aumentos”

Os produtores brasileiros de soja negociaram 33% da safra 2013/14 de forma antecipada, segundo levantamento divulgado por SAFRAS & Mercado, com base em dados recolhidos até 14 de novembro. Em igual período do ano passado, a comercialização envolvia 48% e a média para o período é de 28%. No relatório anterior, de 4 de outubro, o número era de 32%. Levando-se em conta uma safra estimada em 89,453 milhões de toneladas, o volume de soja já comprometido chega a 29,89 milhões de toneladas.

Sobre o relatório anterior o avanço foi de apenas 1%, refletindo a pouca atratividade dos preços futuros praticados. Em 2012 o avanço foi de 3% e na média seria de 4%.
 
Em relação à safra 2012/13, a comercialização é de 95%. Em igual período do ano passado, a comercialização envolvia 98% e a média para o período é de 92%. No relatório anterior, de 14 de novembro, o número era de 92%. Levando-se em conta uma safra estimada em 82,125 milhões de toneladas, o volume de soja já comprometido chega a 77,790 milhões de toneladas.
 
Sobre o levantamento anterior o avanço foi de 3%, contra 2% da média normal. Apesar do avanço pequeno, as médias de preços em outubro subiram sobre setembro, em neste início de novembro sobre outubro, favorecendo a comercialização.
 
"Por isso a decisão de retenção dessa parte final da safra pelos produtores não é uma questão do preço praticado, mas sim da expectativa de que possa haver novos aumentos em função da demanda para exportação acima do esperado", avalia o analista associado de SAFRAS & Mercado, Flávio França Júnior.
 
Plantio
 
O plantio da soja na temporada 2013/14 avançou bem nesta semana no Brasil. Levantamento de SAFRAS & Mercado indica que 73% da área projetada estava semeada até 14 de novembro. Na semana passada, o número era de 59%. Em igual período do ano passado, os produtores já haviam plantado 66%, enquanto a média história é de 64%.
 
Os trabalhos estão mais avançados em Mato Grosso do Sul, onde 99% da área já está semeada, contra média de 85% para o período. No Mato Grosso, o plantio é de 97%, contra média de 85%. No Paraná, 89% da área foi plantada, contra 84% de média.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário