Sinop: Aprosoja diz que MT perde competitividade exportando pelo Sul

Publicado em 20/11/2013 07:08

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Carlos Fávaro, disse, esta tarde (18.11), em Sinop, na abertura do Seminário de Integração do Corredor BR-163, que a vocação do Estado é escoar e exportar a produção pelo Norte do país.

Ele justificou que com o transporte voltado aos portos do Sudeste e do Sul, os produtos mato-grossenses acabam perdendo competividade. O município é a primeira parada do Estradeiro, organizado pela entidade para inspecionar o andamento das obras de asfaltamento da rodovia até Santarém (PA). Uma caravana de 110 pessoas formadas por produtores e técnicos saiu esta manhã de Cuiabá. Um relatório ainda deve ser divulgado.

Fávaro disse que a produção, cada vez maior, acaba "entulhando os portos do Sul e Sudeste do Brasil, tirando competitividade deste Estado. Não é só Mato Grosso que perde por estar longe. Na medida que entregamos cada vez mais cargas em Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul, estamos também tirando competividade daqueles exportadores brasileiros que tem sua única via de acesso sendo transportada pela região. Nossa vocação é pelo Norte do país, pelo Pará, e as oportunidades não serão só de Mato Grosso. Essa rota de infraestrutura vai trazer desenvolvimento também par ao Pará. Estamos ligados intimamente neste desafio".

Leia a notícia na íntegra no site do Só Notícias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário