Soja: Após feriado, demanda aquecida dá suporte aos preços

Publicado em 29/11/2013 12:23

Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago operam com preços mais altos nesta sexta-feira (29). As negociações foram retomadas a partir das 12h30 (horário de Brasília), após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, comemorado nesta quinta-feira (28). Por volta das 13h00, as principais posições da commodity exibiam ganhos entre 12,75 e 4,75 pontos, o contrato janeiro/14 era negociado a US$ 13,32/bushel.

Para o consultor de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, os bons números das vendas semanais e a venda de soja para a China anunciada pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), dão suporte às cotações futuras.  As exportações semanais ficaram em 1.405.900 toneladas na semana encerrada no dia 14 de novembro. Número acima do anunciado na semana anterior, de 1.376.400 toneladas. A China foi o principal comprador do produto estadunidense.

Ainda hoje, o órgão norte-americano reportou a venda de 110 mil toneladas de soja em grão à nação asiática. O volume deverá ser entregue na temporada 2014/15. Até o momento, os EUA já negociou mais de 36 milhões de toneladas de soja, das 39,5 milhões de toneladas que serão destinadas às exportações, o equivalente a 80%.

Na visão do consultor, os números divulgados dão tom positivo aos preços e os poucos participantes do mercado não observam a evolução do plantio da soja na América no Sul. No Brasil, nas principais regiões produtoras, a semeadura do grão está quase completa.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
Safra recorde: Biond Agro projeta mais de 176 milhões de toneladas de soja no Brasil em 2025/26
USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais