Ferrugem asiática: MT tem foco em soja guaxa

Publicado em 02/12/2013 06:57
Doença fúngica foi confirmada na região sudeste e passa a ser um grande indicativo de que o clima está propício

O coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CDSV/Mapa), em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, confirmou com uma publicação em seu Facebook a existência do primeiro caso de ferrugem asiática na safra 2013/2014. A amostra foi coleta em 21 de novembro, no município de Alto Araguaia (a 418 quilômetros ao sudeste de Cuiabá), na divisa com o estado de Goiás.

Segundo Guerra, a amostra, que teve a doença fúngica confirmada na última sexta-feira, é de uma planta guaxa, não foi detectada em lavouras comerciais. Mesmo assim, como alerta, a existência da doença em plantas que se desenvolveram nas margens das rodovias e em alguns pontos das propriedades, indica a existência de condições climáticas propícias para propagação da enfermidade, e estas condições estão em conformidade com as relatadas como ideais pelo sistema Agrodetecta, serviço de monitoramento agrometeorológico composto por uma rede de estações. O fungo da ferrugem asiática da soja, Phakopsora pachyrhizi, se dissemina em ambientes úmidos e com altas temperaturas, clima típico do Estado nesta época de chuvas.

Leia a notícia na íntegra no site do Diário de Cuiabá.

Tags:

Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA