Argentina: milho e soja enfrentarão tempo seco e quente

Publicado em 10/12/2013 15:19

A Argentina deve enfrentar problemas nas lavouras de Verão por causa do clima. Depois de um novembro com boas chuvas sobre as principais regiões produtoras de grãos do país, no início de dezembro se observa uma redução dessas precipitações. Na última semana choveu apenas no norte argentino e com isso se confirma o indicativo de mudança no padrão climático. “Pelo menos nas próximas duas semanas deve enfrentar um período de pouca chuva, com predomínio de sol e fortes ondas de calor”, afirma o climatologista da Somar, Paulo Etchichury.

Essa situação deve beneficiar apenas as lavouras de trigo, que estão na fase de colheita. Os trabalhos no campo na região de Santa Fé foram interrompidos nas últimas semanas por causa da chuva forte, que deixou o solo encharcado. No sul desta província os rendimentos do grão estão desiguais. Em Entre Ríos a colheita também ficou paralisada e deve retornar nos próximos dias, com a volta do tempo seco. 

Já o milho foi pouco cultivado em Santa Fé, os agricultores dessa região não tiveram condições de fazer a semeadura, pois as chuvas de novembro deixaram o solo sem condições para receber as máquinas. Nas províncias de La Pampas e Córdoba, que sofreram com a seca no início do plantio, tiveram uma recuperação com as últimas precipitações, mas novamente a região deve enfrentar uma estiagem prolongada. 

O plantio da soja de Santa Fé e Entre Ríos foi paralisado por causa do solo encharcado, por conta das últimas precipitações. O retorno do tempo firme deve garantir nessa semana a volta das máquinas para as lavouras, mas os produtores devem ficar atentos, pois não volta a chover nos próximos 15 dias nessas províncias. Em Córdoba a instalação do grão está atrasada e não passa de 25% da área. A Argentina passará pela mesma estiagem que o Rio Grande do Sul nesse mês de dezembro, mas o país vizinho não deve registrar tantas perdas, pois a terra argentina consegue reter mais água, que a gaúcha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário