Soja: No RS, plantio entra na reta final e atinge 90% da área projetada
Soja – O plantio da safra 2014 se encaminha para o final, atingido, como média estadual, 90% da área projetada para este ano. As áreas que ainda
necessitam de finalização encontram-se basicamente em zonas mais frias, como a região Sul e Campos de Cima da Serra, zonas essas que historicamente encerram o plantio. Nas demais regiões, o plantio está praticamente encerrado. Nestas, as sementes têm germinado bem, havendo consequentemente um bom stand inicial de plantas. O padrão de lavoura também é considerado bom, predominando o estágio de desenvolvimento vegetativo. As condições fitossanitárias são muito boas, ocorrendo apenas em casos pontuais a necessidade de controle de lagartas e cascudinhos. Nesse sentido, várias lavouras estão sendo monitoradas, tanto para a captura de mariposas quanto para a coleta de larvas para identificação da lagarta Helicoverpa, que tanta apreensão tem causado entre os produtores e técnicos. Até o momento, entretanto, não há informações de maiores problemas ou danos severos às lavouras.
Arroz – Com o tempo seco na maioria das regiões produtoras do grão, os produtores aproveitam para finalizar os trabalhos de entaipamento das lavouras semeadas recentemente, além de iniciar a irrigação. Nas mais adiantadas, seguem as aplicações de adubos nitrogenados, além do controle de inços e pragas. De maneira geral, apesar do atraso na evolução desta safra, motivado pelo excesso de chuvas ainda em novembro e que retardou o plantio, as lavouras apresentam bom desenvolvimento e sem maiores falhas na germinação, sendo que algumas começam a entrar em fase reprodutiva de maneira mais expressiva. Mesmo com a pouca chuva registrada nesta última semana, os mananciais hídricos se encontram nos níveis considerados normais para esta época do ano, não havendo problemas com a irrigação.
Clique aqui e leia o boletim na íntegra
0 comentário
Aprosoja MT comemora projeto de lei aprovado que limita signatárias da Moratória da Soja
Soja em Chicago volta a recuar, anulando ganhos da sessão anterior; preços retomam patamares de duas semanas
Chance menor de La Niña limita riscos para soja no Sul do Brasil e Argentina, diz StoneX
Soja tem manhã de 5ª feira de estabilidade em Chicago já à espera do novo USDA
Soja em Chicago sobe e tenta buscar ponto de equilíbrio para as cotações depois de cinco pregões seguidos de baixa
Plantio da soja está atrasado no Mato Grosso e já há impacto na janela da 2ª safra de algodão