Adubação nitrogenada é desnecessária na soja brasileira, diz pesquisa da Embrapa

Publicado em 26/12/2013 16:00

A prática da adubação nitrogenada, seja na semeadura ou em qualquer outra fase do desenvolvimento da soja, é desnecessária. O alerta é feito no período em que os produtores iniciam o cultivo da cultura por pesquisadores das equipes de Microbiologia da Embrapa Cerrados e da Embrapa Soja.
 
As pesquisadoras Ieda Mendes (Embrapa Cerrados) e Mariangela Hungria (Embrapa Soja) explicam que no final da década de 1990, o lançamento de cultivares com teto elevado de produtividade e alguns resultados de pesquisa obtidos nos Estados Unidos, evidenciando resposta da soja inoculada à aplicação tardia de nitrogênio no pré-florescimento e no início do enchimento de grãos, voltaram a gerar dúvidas sobre a necessidade de adubar a soja brasileira com fertilizantes nitrogenados.

Essas informações foram avaliadas de forma sistematizada pela pesquisa, e novamente verificou-se a ausência de respostas da cultura da soja brasileira à adubação nitrogenada, desde que as boas práticas de inoculação fossem observadas.

Leia a matéria na íntegra no site Circulo Verde 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Círculo Verde

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • João Biermann Tapera - RS

    Eu realmente recomendo o uso de achocolatado em pó no enchimento de grãos, pode falar a marca comercial? Bom eu uso Nes... enfim, eu não sou técnico ou agrônomo, apenas tento fazer a melhor lavoura possível com o menor custo, e dentre estas práticas a inoculação da semente com certeza da resultado, preferencialmente via sulco e via semente, nas doses recomendadas... quanto ao N líquido ou a lanço, aqui os resultados foram muito dispares, mas no geral se verificou 1 saco a mais por hectare, o que não compensa financeiramente.

    0
  • Marcos Elisandro Dorst Ibirapuitã - RS

    Obrigado por colaborar Rogério Zart em relação a adubação nitrogenada. Estamos em um espaço sério para trocarmos ideias, embora elas possam se divergir até porque na agricultura não existe receita de bolo. Aqui no RS na região em que trabalho, estamos fazendo análise de tecido vegetal e em todas elas está dando deficiência de N na soja. Sempre passamos por veranicos, o que está acontecendo no momento, e isso também interfere na nodulação. Há uma simbiose entre raiz e parte aérea ou seja, eu te ajudo você me ajuda, e quando a soja começa a florescer, a nodulação começa a perder força e a planta começa necessitar de N para formar flor, fruto (perpetuar espécie).Estamos entrando com Nitrogênio Líquido de liberação gradual, que não perde por lixiviação e evapotranspiração. Em todas as lavouras que aplicamos, sempre obtivemos bons resultados nos últimos anos, chegando em incremento de produtividade em até 6 sacas/há. Na verdade deve haver um equilíbrio entre todos os nutrientes para termos um sucesso maior. Agora se o Achocolatado que o colega mencionou, começou a fazer parte da LEI DO MINIMO, talvez possa nos ajudar. Obrigado!

    0
  • João Biermann Tapera - RS

    Outra coisa muito boa para a soja é pulverizar achocolatado em pó no enchimento de grãos, 2kg por hectare.

    0
  • Marcos Elisandro Dorst Ibirapuitã - RS

    Para produzir até quantas sacas/há não é necessário adicionar N na soja? Já existem pesquisas de institutos privados salientando aplicação de N para atingirmos elevados tetos produtivos. Vários fatores estão interferindo na nodulação da soja, um deles é o uso de glifosato matando as bactérias fixadores do N atmosférico.

    0