Apesar de sessão de movimentos limitados, soja tenta manter ganhos

Publicado em 31/01/2014 11:35 e atualizado em 31/01/2014 15:11

Depois de registrar importantes altas nesta quinta-feira (30), o mercado internacional da soja operava da lado na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (31). Porém, no final da tarde, os preço passaram a operar em campo positivo de forma mais expressiva nos vencimentos mais negociados. Por volta das 16h (horário de Brasília), os preços subiam entre 3 e 8,25 pontos. Acompanhando o movimento positivo, o trigo e o milho registravam tímidos ganhos também. 

A falta de soja nos Estados Unidos e as exportações que acontecem em um ritmo muito forte confirmam a firmeza da demanda aquecida e ainda dão suporte aos preços da oleaginosa. Os estoques norte-americanos são ajustados, já há mais de 42,5 milhões de toneladas comprometidas enquanto a projeção do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) era de 40,69 milhões de toneladas e os embarques já ultrapassam as 30 milhões. 

Por outro lado, há expectativas de uma safra recorde na América do Sul e uma pressão sazonal sobre as cotações com a chegada dessa nova oferta. Entretanto, como explicou Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting, já começam a ser relatadas menores produtividades no Brasil por conta do clima quente e seco. 

“A alta temperatura está fazendo com que as lavouras tardias percam flores, tem lavouras perdendo folhas... E isso provavelmente vai trazer impacto para a produtividade”.

Brandalizze afirma que, no Paraná, as lavouras precoces já mostram produtividade abaixo do esperado. “Esse crescimento da safra do Mato Grosso talvez não compense todos esses problemas que estão ocorrendo hoje... Não estamos mais vendo uma safra de 90 milhões de toneladas, estamos mais para o lado de 88 milhões de toneladas, que já é uma grande safra”. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja