Soja tem forte alta com boas exportações semanais dos EUA

Publicado em 06/03/2014 14:11

Os futuros da soja sobem expressivamente na sessão regular desta quinta-feira (6) na Bolsa de Chicago. Os dados de exportações semanais divulgado hoje pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) renovaram o fôlego do mercado e, os vencimentos mais negociados registravam ganhos de dois dígitos. Por volta das 13h40 (horário de Basília), o vencimento maio/14, referência para a safra brasileira, era cotado a US$ 14,35 por bushel, subindo 15 pontos. 

As vendas semanais de soja da safra 2013/14 ficaram em 772,7 mil toneladas. O número é maior em relação à semana anterior, quando foram exportadas 327,7 mil toneladas, e também acima das expectativas do mercado, que variavam de 450 mil a 750 mil toneladas. 

Destinos desconhecidos foram os principais compradores da soja norte-americana da atual temporada nessa semana, com o total de 469,1 mil toneladas. 

No caso das exportações da safra 2014/15, o total foi de 256,7 mil toneladas, contra 315,2 mil toneladas da semana anterior. Nesse caso, o volume ficou ligeiramente abaixo do que esperava o mercado, que trabalhava com projeções entre 300 mil e 450 mil toneladas. 

A China foi o principal destino da oleaginosa e responsável pela compra de 183,05 mil toneladas. 

Os números confirmaram a continuidade e intensidade da demanda mundial ainda muito aquecida pelo produto norte-americano. Além das exportações estarem muito aceleradas, e os dados divulgados nesta quinta elevarem o volume de produto comprometido a mais de 44 milhões de toneladas, os embarques efetivos de soja dos EUA também estão bastante elevados. O número já chega a 36,9 milhões de toneladas frente à projeção do USDA de exportações de 41,1 milhões de toneladas. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS