Soja: atraso na regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) trava agendas ambientais

Publicado em 24/03/2014 10:53
Os cursos do Programa Soja Plus, em parceria entre a Abiove e a Aprosoja, precisam avançar nas questões ambientais e do CAR, e a nova agenda que substituirá a Moratória da Soja na Amazônia está centrada na importância fundamental desse instrumento criado pelo Código Florestal. O atraso na regulamentação do CAR prejudica esses esforços do setor produtivo e da sociedade civil. Além disso, retarda a implementação da ferramenta mais avançada de gestão ambiental.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) está comprometida com a missão de contribuir para que o sojicultor esteja em conformidade com o Código Florestal Brasileiro e, desta forma, concilie a produção de alimentos com a conservação ambiental. O Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado pelo novo Código Florestal, é um instrumento essencial para atingir esse objetivo. Porém, o CAR, registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais, está demorando para ser regulamentado. Há mais de um ano o Ministério do Meio Ambiente vem anunciando a regulamentação do CAR, mas esta ainda não aconteceu.

As consequências negativas desse atraso para a cadeia produtiva da soja são pelo menos três:

- enquanto o CAR não é implementado, o produtor rural continua sem segurança jurídica e a fazenda fica sem a documentação ambiental;

- o programa Soja Plus de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural, em parceria com a Aprosoja – Associação dos Produtores de Milho e Soja do Estado do Mato Grosso, precisa da regulamentação do CAR para a formatação do módulo ambiental de cursos, oficinas de campo e materiais didáticos para a capacitação de produtores rurais. Até o momento, os esforços do Soja Plus se concentraram nas pautas sociais e econômicas; 

- a nova agenda que substituirá a Moratória da Soja no bioma Amazônia, a partir de 2015, e que tem como base contribuir para que os sojicultores se inscrevam no CAR e regularizem suas propriedades do ponto de vista ambiental, está sendo prejudicada. 

Em janeiro passado, ficou decidido que a nova agenda de trabalho se voltará para o cumprimento da nova legislação ambiental, com ênfase no CAR e no Programa de Regularização Ambiental (PRA).

O CAR é importante porque identifica o proprietário e a área da propriedade rural, permitindo monitoramento e controle. É um instrumento que possibilita o levantamento dos passivos ambientais das propriedades e a adequação ambiental das áreas de Reserva Legal (RL) e de Preservação Permanente (APPs). O CAR define o uso e a ocupação da terra e harmoniza a conservação ambiental com a produção de alimentos.

Sem a regulamentação do CAR, o produtor rural ainda não tem prazo definido para fazer o seu cadastro. A regulamentação do CAR irá definir também: formas de compensação de RL; limites de créditos dos bancos; áreas que precisam ser protegidas e áreas degradadas que precisam ser recuperadas.

Tal como uma declaração de imposto de renda, o CAR trará um relatório final, após o seu preenchimento, indicando a situação ambiental da fazenda. Sem isso, a governança ambiental fica fragilizada.

A Abiove reitera a necessidade de urgência na regulamentação do CAR pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os produtores e a indústria de soja, a sociedade civil e o próprio governo têm muito a ganhar com esse passo. A demora na regulamentação do CAR frustra os anseios de todos os envolvidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Assessoria Comunicação Abiove

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário