Brasil recebe 9ª Conferência Internacional sobre Soja Responsável entre os dias 7 e 8 de maio

Publicado em 23/04/2014 17:04
A conferência irá destacar inovações relacionadas à soja responsável e negócios sustentáveis

Na posição de maior país produtor e exportador de soja do mundo1, o Brasil sediará nos dias 7 e 8 de maio a 9ª Conferência Internacional sobre Soja Responsável (RT9), em Foz do Iguaçu (PR). As inscrições já estão abertas pelo link https://annualconference.responsiblesoy.org/.

A RT9 é a maior conferência do mundo organizada para difundir práticas sustentáveis do cultivo da soja e espera reunir mais de 300 representantes da indústria, produtores, organizações não governamentais (ONGs), instituições financeiras, sociedade civil, institutos de pesquisas, universidades e certificadoras.

Neste ano, o evento terá como tema "Repensando Paradigmas. Inovação para a Soja Responsável", sob o eixo central inovações relacionadas à soja responsável e negócios sustentáveis, com o intuito de possibilitar a geração de novas ideias e o intercambio de opiniões e experiências entre os maiores especialistas sobre o assunto.

Com uma vasta programação sobre soja responsável, a conferência trará palestrantes do Brasil e internacionais e será dividida em quatro temas:

- Governança e Inovação, que visa apresentar as últimas novidades das principais organizações internacionais no âmbito da agricultura sustentável;
- Os Novos Horizontes da Soja, com foco no desafio e oportunidades com relação às mudanças na gestão, tecnologia e produção;
- Liderança, Inovação e Integração na Empresa Responsável, que examinará a importância da liderança dentro da empresa no tocante às práticas responsáveis;
- Economia Verde, a respeito da intersecção entre o meio-ambiente e a economia.

 A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), organizadora do encontro, já conta com certificação aprovada para o cultivo soja desde 2010. Para obter o selo, o cultivo precisa contar com uma série práticas agrícolas, laborais, ambientais, legais e empresariais adequadas, além de relacionamento responsável junto à comunidade.

“Existe hoje um grande potencial para a implementação da certificação, além de uma forte demanda da sociedade pelo cultivo sustentável da soja. Esperamos que este evento possa levar disseminar ainda mais informações sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais da certificação tanto para o consumidor como para a cadeia produtiva”, explica Agustin Mascotena, executivo da RTRS.

Dia de Campo - No dia 9 de maio também será organizado um dia de campo para que os produtores possam conhecer mais de perto o funcionamento de uma fazenda que produz soja certificada. O local fica a 30 km do hotel e ônibus serão disponibilizados para os visitantes. Os interessados em fazer parte do grupo precisam avisar a organização do evento com antecedência.

As inscrições podem ser realizadas pelo link que também traz informações sobre alojamento e dicas de Foz do Iguaçu.  A RT9 conta com o apoio de Shell, Iguaçu Convention & Visitors Bureau, Grupo André Maggi, SLC Agrícola, Schutter Group, Solidaridad, Chainfood e Arla.

Serviço

O que: 9ª Conferência Internacional sobre Soja Responsável (RT9)

Onde: Rafain Palace Hotel, Foz do Iguaçu (PR)

Quando: 7 e 8 de maio

Inscrições: https://annualconference.responsiblesoy.org/.

Tags:

Fonte: RTRS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação