Oil World: área de soja dos EUA deverá aumentar em 2 milhões de hectares

Publicado em 25/06/2014 16:36

A produção mundial das dez principais oleaginosa deverá crescer cerca de 3% nesta temporada em função de uma colheita maior de soja, segundo projeção da Oil World. O esperado é que o volume colhido alcance 510,65 milhões de toneladas, contra 495,64 milhões da temporada anterior. Em seu relatório anterior, a Oil World projetava a safra global em 511,17 milhões de toneladas. Para os estoques, a projeção é de 104,2 milhões de toneladas, contra as 88,44 milhões da temporada 2013/14. 

Safra mundial de soja

Ao redor do mundo, produtores rurais devem semear uma safra recorde de soja, com os Estados Unidos ampliando sua área em cerca de 2 milhões de hectares, registrando o recorde de 33 milhões de hectares cultivados com a oleaginosa. No hemisfério sul, o aumento da área deverá acontecer em um ritmo um pouco mais lento esse ano, em função das necessidades de rotação de cultura e do comportamento dos preços. 

Assim, a produção global de soja irá saltar, segundo a Oil World, para 301,9 milhões de toneladas, frente às 284,11 milhões da temporada anterior. A colheita norte-americano foi estimada em 98,5 milhões de toneladas e a brasileira em 90 milhões. Sobre a Argentina, a projeção é de que sejam colhidas 56 milhões de toneladas na próxima safra. 

"As indicações atuais sinalizam que os estoques e a demanda mundiais para a temporada 2014/15 registrem um expressivo aumento, com os estoques das oleaginosas atingindo os maiores níveis dos últimos tempos, liderados pelos números da soja", informou a consultoria em seu último boletim. "Se nossas previsões se concretizarem, os estoques mundiais de oleaginosas serão amplos na próxima safra".

Esmagamento de oleaginosas

A Oil World estima ainda que o esmagamento das dez principais oleaginosas pode registrar um aumento de 3,7%, chegando a 420,69 milhões de toneladas. Assim, espera-se ainda um aumento de 3% na produção dos dez mais importantes óleos para 109,52 milhões de toneladas. Para nove dos farelos de oleaginosas, o crescimento esperado é de 4,1% com uma produção de 289,77 milhões de toneladas. 

Com informações da Agência Bloomberg

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira