Safrinha de soja: Aprosoja-MT recomenda plantar só para fazer semente "salva"

Publicado em 06/08/2014 09:34

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MTaprovou nota técnica relativa à semeadura consecutiva da cultura da soja no estado – prática também conhecida como safrinha de soja. Para tanto, ouviu e debateu o tema com organizações como Fundação Mato Grosso e Embrapa Soja.

Em linhas gerais, a associação orienta que os produtores que optarem pelo plantio consecutivo de soja tenham obrigatoriamente o acompanhamento de um profissional habilitado, com recolhimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). É necessário ainda que o produtor siga as normativas específicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no caso de produção de sua própria semente (semente salva).

“A tomada de decisão é do produtor, mas deve ser feita com consciência e responsabilidade, respeitando as medidas fitossanitárias obrigatórias”, orienta o Diretor Técnico da Aprosoja-MT, Nery Ribas. Entre as medidas citadas, destaque para o Vazio Sanitário da cultura da soja e o Plano de Supressão da Helicoverpa armigera em Mato Grosso.

O plantio sucessivo de soja pode ampliar o risco de problemas fitossanitários gerados pela maior presença de inóculo de doenças. As principais ameaças são ferrugem asiática, nematoides e pragas como percevejos e lagartas.  Outro alerta é quanto à qualidade do solo, que pode ser prejudicada pela não diversificação de culturas.

Dados ainda preliminares apontam que neste último ciclo agrícola a área com safrinha de soja totaliza aproximadamente 100 mil hectares em Mato Grosso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ascom Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • ROGER AUGUSTO RODRIGUES Cuiabá - MT

    A Aprosoja não recomenda o plantio em situação nenhuma. Ficou recomendado que caso o produtor opte pelo plantio da soja em segunda safra, siga todas as exigências legais, seja para produzir grão ou semente.

    0