Safrinha de soja está repleta de ferrugem asiática em MT

Publicado em 18/08/2014 07:59
Depois de nota técnica da Aprosoja, que traz instruções ao produtor que optar pela prática, CDSV quer proibir cultivo

Mato Grosso deverá ser mais uma vez pioneiro nas discussões relativas à fitossanidade da lavoura e deverá impor uma nova ordem sobre as práticas de cultivo de soja, como fez em 2005, quando implantou o Vazio Sanitário, logo adotado por outros estados. Dessa vez, a tônica de uma reunião convocada pela Comissão de Defesa Sanitária e Vegetal (CDSV), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Mato Grosso, pretende, por meio do debate científico, proibir o cultivo da soja como opção de segunda safra no Estado. Especialistas estarão reunidos na próxima segunda-feira (18), na Superintendência Federal de Agricultura do Mapa, em Várzea Grande.

Neste ano, a opção da oleaginosa como cultivo de segunda época ganhou espaço recorde de norte a sul de Mato Grosso e segundo as autoridades sanitárias a sojinha – como também é chamada a segunda safra – vem aumentando a pressão de pragas e doenças que geram cada vez mais custos e menor rendimento, como aponta o coordenador da CDSV e fiscal do Mapa no Estado, Wanderlei Dias Guerra.

Leia a notícia na íntegra no site do Diário de Cuiabá.

Tags:

Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco