EUA 2014/15: Nova safra recorde de grãos pode gerar problemas de logística - Bloomberg

Publicado em 22/08/2014 17:12 e atualizado em 22/08/2014 22:31

Campo de Milho em Illinois - Foto: Bloomberg

As lavouras de soja e milho em bom desenvolvimento podem ser vistas por quilômetros em propriedades no Meio-Oeste dos Estados Unidos, principal região produtora de grãos do país. A dúvida dos agricultores é agora para onde irá toda essa produção. "A logística será um enorme problema para todo mundo", disse o produtor de Illinois, Dennis Wentworth. 

Quando a colheita começar, em algumas semanas, Wentworth deverá ver uma safra 10% maior do que a registrada no ano passado na propriedade que já está na família há 150 anos. "Haverá algumas pilhas de grãos no chão este ano", diz. 

De Ohio a Nebraska, centenas de campos inspecionados nesta semana pelos pesquisadores do Crop Tour Pro Farmem mostraram que a safra de milho nos Estados Unidos, maior produtor mundial do cereal, deverá ser ao menos 1% maior do que a última estimativa do governo norte-americano, e para a soja o incremento pode bater em 1,2%. 

Meses de chuvas com volumes ideais e no tempo certo e um verão de temperaturas mais amenas fizeram com que a contagem de vagens em um espaço de 3x3 pés ficassem bem acima do que o registrado nas estimativas iniciais, bem como a produtividade do milho em sacas por hectare. 

Essas boas perspectivas para a nova safra dos Estados Unidos, no entanto, estão pressionando as cotações dos grãos na Bolsa de Chicago, dois anos depois que uma seca no país elevou os preços a patamares recordes. Os futuros do milho, por exemplo, já recuaram, desde o início de maio, cerca de 21% e os da soja, 30%. No mesmo período, o Índice de Commodities da Bloomberg já apresenta uma baixa de 6,1%.  

Por outro lado, esses valores menores estão elevando os lucros das compradoras, como a Tyson Foods Inc, e a ADM (Archer-Daniel-Midland Co.), além disso têm até mesmo encorajada alguns pecuaristas da região das Grandes Planícies a aumentar seus rebanhos. 

No link abaixo, confira os primeiros resultados do Crop Tour Pro Farmer 2014

>> Crop Tour Pro Farmer: Produtividade elevada também em Iowa e Illinois

Logística

Segundo especialistas ouvidos pela agência internacional de notícias Bloomberg, os crescentes estoques de grãos nos Estados Unidos devem agravar a pressão sobre o armazenamento e transporte de grãos no país nessa safra. Algumas companhias ferroviárias já vêm registrando algumas complicações com uma demanda "maior do que o normal" de carregadores de carvão, petróleo e a produção do Meio-Oeste norte-americano. 

"Eu não sei para onde vai tudo isso. Nós precisamos de melhores rodovias e de um embarque ferroviário mais rápido para manter a safra de grãos em movimento", disse o produtor de Minnesota Richard Guse. 

Previsões Climáticas

Por hora, há pouquíssimos riscos climáticos para a nova produção dos Estados Unidos e a maior parte dos produtores aguarda boas e grandes safras. O que causa alguma preocupação nesse momento é a possibilidade de algumas geadas precoces poderem atingir aquelas lavouras que foram plantadas mais tarde e ainda têm semanas até a colheita. 

De outro lado, mais chuvas são esperadas para o final de semana nas áreas noroeste e leste do Meio-Oeste, aumentando os níveis de umidade no solo e contribuindo para a finalização dos estágios de desenvolvimento da soja, segundo informações do instituto de meteorologia MDA Weather Services.

Leia a notícia original em inglês no site da Bloomberg

Tradução: Notícias Agrícolas

Por Carla Mendes

Tags:

Fonte: Bloomberg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja no mercado brasileiro têm intensa e notória melhora; prêmios subindo são principal combustível
Pré-WASDE: Perspectivas para Soja, Milho e Trigo; Confira análises da Hedgepoint
Anec projeta queda na exportação de soja do Brasil em maio
Rio Uruguai começa a subir e submergir lavouras de arroz e soja em São Borja (RS)
Soja apresenta quedas em Chicago na manhã desta quarta-feira (8)