Soja: Somar Meteorologia prevê inicio do plantio no centro-oeste com poucas chuvas

Publicado em 16/09/2014 10:24 1462 exibições

O vazio sanitário terminou nesta segunda-feira (15/09) em seis, dos 12 Estados brasileiros que adotam essa medida. Os principais produtores,  Mato Grosso e Paraná, estão na lista dos que já podem começar o plantio de soja. Mas, as condições meteorológicas só estão favoráveis ao início do plantio nas lavouras paranaenses, onde as chuvas no oeste do Estado estão regulares e o solo está com bons níveis de umidade. Para esta semana estão previstas mais chuvas para o Paraná, os volumes não serão altos, mas suficientes para garantir o plantio ao longo de toda essa semana. Além disso, a chuva não para nesta região até o fim do que, o que dá boas condições tanto para o plantio, quanto para a germinação. Em Mato Grosso, a semana ainda será de tempo seco. As chuvas que ocorrerem serão muito isoladas e passageiras. Por isso, o início do plantio fica mais comprometido neste Estado. 

Boletim Soja - Somar 1

Previsão

Há previsão de chuvas para a próxima semana e por isso muitos produtores vão arriscar e começar o plantio em Mato Grosso. O alerta é que apesar de chuvas abrangentes, os volumes serão muito variáveis e só passarão dos 20mm nos municípios das regiões do Parecis, Médio-Norte e Sudeste do 
Estado. Como o El Niño perdeu forças, a tendência é que os próximos 30 dias ainda tenham chuvas irregulares em todo o Brasil. O regime de chuvas, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste só se regulariza a partir de meados de outubro. 

Boletim Soja - Somar 2

Boletim Soja - Somar 3

Boletim Soja - Somar 4

Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

0 comentário