Chuvas favorecem plantio da safra de verão em Mato Grosso e Paraná

Publicado em 19/09/2014 09:02

A soja e o milho começam a temporada 2014/15 com o pé direito, pelo menos em relação ao clima. A chegada de chuvas que somam até 70 milímetros nas regiões que abrem o plantio da safra brasileira de verão — entre hoje e sábado — favorece a germinação e o início do desenvolvimento vegetativo das plantas.

No Paraná, o plantio de milho de verão chega a 24% da área prevista, conforme a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab). As lavouras serão 14% menores, limitando-se a 573 mil hectares, de acordo com estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral). A soja, que cresce 3%, para 5 milhões de hectares, ainda não aparece no balanço oficial da Seab. A semeadura da oleaginosa começou semana passada nas regiões Oeste e Sudoeste.

Mato Grosso, que também está iniciando o plantio de soja, começa a medir o avanço das máquinas nesta semana. A região de Sapezal, uma das que plantam primeiro, também recebe chuvas até sábado. A previsão do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) é de aumento de 4% no cultivo, o que significa que há 8,8 milhões de hectares a serem semeados nos próximos três meses.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário