Seca atrasa plantio de soja em Mato Grosso, aponta Imea

Publicado em 17/10/2014 11:04 e atualizado em 17/10/2014 11:36

LOGO REUTERS (16408)

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja em Mato Grosso avançou pouco na última semana e já está bastante atrasado em relação ao mesmo período da safra passada, após um período praticamente sem chuvas desde o início de outubro, apontaram dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta sexta-feira.

O trabalho de semeadura no principal Estado produtor da oleaginosa no país avançou até 16 de outubro para apenas 9,3 por cento da área total planejada, ante 8,4 por cento uma semana antes.

Isso equivale a um plantio de apenas 78 mil hectares, de um total de 8,8 milhões previstos pelo Imea para a temporada 2014/15 no Estado.

Em comparação, até a metade de outubro do ano passado, o plantio já alcançava 27,4 por cento da área prevista, um atraso de 18 pontos percentuais.

Relatório da Somar Meteorologia desta sexta-feira mostra que nas duas principais regiões produtoras da Mato Grosso, no centro e no sul do Estado, o acumulado de chuvas em outubro está entre zero e 6 milímetros, contra uma média histórica de mais de 135 milímetros para o mês.

A Aprosoja, associação que reúne sojicultores de Mato Grosso, disse na quarta-feira que o forte atraso no plantio irá reduzir a janela ideal de clima para o desenvolvimento da cultura e postergar a colheita, com riscos para o potencial da safra.

Outra consequência é que a safra de Mato Grosso será colhida mais tarde, com redução de oferta do produto em janeiro, tipicamente um período de grande demanda. As negociações antecipadas de soja para entrega no primeiro mês de 2015 estão praticamente paradas no Centro-Oeste, disseram agentes do mercado

(Por Gustavo Bonato)

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário