Produtores retomam plantio de soja em MS

Publicado em 23/10/2014 10:18

Na expectativa das chuvas previstas a partir do próximo final de semana, os sojicultores retomam o plantio de soja em Mato Grosso do Sul. O atraso no cultivo está associado à estiagem das últimas semanas, que levou os produtores a recolherem as máquinas, depois de ter sido plantado cerca de 5% do previsto para a safra atual no Estado. A informação foi divulgada na última circular técnica do Siga - Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio, desenvolvido pela Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de MS.

Para o analista de grãos da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Leonardo Carlotto, a situação do plantio de soja ainda é preocupante porque o atraso é significativo em relação às safras anteriores. "As chuvas ocorridas nos últimos dias foram irregulares e, por isso, não alteraram o quadro de evolução da soja. Até o momento, o plantio no Estado atingiu 6,4% na safra 2014/15, enquanto que no mesmo período da temporada anterior, a faixa plantada ocupava 37,9% e na safra 2012/13 o percentual era de 39%", afirma Carlotto.

Apesar do otimismo em relação à volta do plantio de soja e das chuvas nos próximos dias, Carlotto não descarta a possibilidade do replantio da oleaginosa em algumas regiões severamente afetadas pela seca. "Os produtores que iniciaram o cultivo na última semana de setembro, já temem as perdas de produtividade e necessidade de replantio, considerando que a estiagem prejudicou a fase de germinação da planta", ressalta o analista. 

A preocupação não se atém à safra de soja em curso, mas ao milho, cultivado na mesma área, logo após a retirada da soja. "Existe uma grande possibilidade de adiamento do plantio do milho safrinha. A estimativa é de que, em média, 30% do grão seja cultivado fora da faixa ideal do zoneamento agroclimático, onde o correto é que a colheita termine até o dia 30 de março de 2015", acrescenta.

Tags:

Fonte: Famasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto