Principal região produtora de soja da Bahia registra chuva forte nesta quarta-feira (29)

Publicado em 29/10/2014 15:32
Umidade do solo ainda não dá garantia para início do plantio

O oeste da Bahia faz parte da chama última fronteira agrícola do país, junto com o sul do Piauí, Maranhão norte do Tocantins, região conhecida como MAPITOBA. Nesta área o plantio de grãos começa mais tarde do que em outros Estados brasileiros, mas a chuva desta semana já anima os produtores.
 
A cidade de Luis Eduardo Magalhães, uma das principais produtoras de soja da Bahia, registrou nas últimas 24 horas uma chuva de 43mm, o que corresponde a metade do normal para todo o mês de outubro. Apesar de intensas, essa chuva ainda não á condições para o plantio de grãos, pois foi a primeira do período chuvoso e ainda não recupera a umidade do solo.
 
Além disso, essa chuva não é abrangente. Em Barreira, outra importante cidade agrícola do oeste baiano, o acumulado hoje foi de apenas 12mm, o que mostra que mais próximo ao Piauí e Maranhão falta água.
 
A chuva de hoje foi causada por uma frente no sul da Bahia, que formou um corredor de nuvens carregadas com a umidade da Amazônia. Pelo mesmo motivo choveu tanto em Porto Seguro, onde o volume foi de 80mm. “E a tendência é que esse tempo fechado e chuvoso se mantenha ao longo de toda essa semana”, explica o agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antonio dos Santos.
 
A chuva ultrapassa divisas
 
Não é apenas na Bahia que as chuvas foram fortes. Áreas de instabilidade provocam chuvas torrenciais em várias localidades de Goiás e Tocantins, o que recupera os níveis de umidade do solo. Em Peixes, cidade tocantinense, o volume de água passou os 55mm, valor normal para uma semana.  
 
Novembro
 
A chuva retornou ao interior da Bahia, do Maranhão e do Piauí nos últimos dez dias de outubro, mas não apareceu com acumulado significativo na maior parte dos municípios. Para novembro, a chuva ainda não regularizará: a água do mar na costa da região mais fria que o normal não ajudará na organização das frentes frias e das chuvas.
 
A previsão da Somar Meteorologia é de acumulado abaixo da média. Somente no extremo sul da Bahia, região de Teixeira de Freitas, espera-se chuva acima do normal, mas esta precipitação deverá acontecer somente na segunda quinzena do mês.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário