MS: Plantio da soja chega em 99% e previsão é colher 6,4 mi de toneladas

Publicado em 02/12/2014 06:46 103 exibições

O plantio da soja em Mato Grosso do Sul está na reta final. De acordo com estimativa da consultoria AgRural, o Estado é o mais adiantado com 99% da área destinada à cultura coberta com a oleaginosa. No país, a safra 2014/15 alcança 85% do total da área, menos que no mesmo período da safra passada.

Nesta safra, os sojicultores do Estado vão destinar 2.300 milhões de hectares à cultura e pretender colher 6.400 milhões de toneladas. A estimativa da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) é de que a produção seja maior em 400 mil toneladas do que a safra passada, mas as condições climáticas como a estiagem e a chuva podem gerar prejuízos.

"A estiagem atrasou o início do plantio, mas não prejudicou muito a produção, apenas adiou um pouco a segunda safra. Agora o que temos que ficar atentos é com a colheita, realizada entre janeiro e março, pois se continuar chovendo pode atrapalhar e causar prejuízos maiores aos produtores", explica o analistas em agricultura da Famasul, Leonardo Carlotto.

A chuva também atrapalha o plantio. "Se chove forte as máquinas precisam parar e esperar até o solo estar mais seco para continuar os trabalhos, o que leva até três dias", destaca Carlotto. Para a Famasul, o plantio está em 95% da área e Sidrolândia é o município mais atrasado, enquanto que a região Sul praticamente já terminou o plantio e na região Norte faltam poucos.

Leia a notícia na íntegra no site Campo Grande News.

Tags:
Fonte:
Campo Grande News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário