Atraso: Matopiba passa por novo susto no plantio

Publicado em 17/12/2014 11:38

Depois de perder parte do potencial da última safra de soja e milho para a falta de chuvas e o calor excessivo, o Centro-Norte – regiâo onde fica a fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia (Matopiba) – esboça uma retomada. O clima desfavorável preocupou na largada do plantio, mas houve recuperação das lavouras e as previsões são otimistas, favorecendo projeções de picos de rendimento acima de 3 mil quilos por hectare na soja e até 10 mil quilos por hectare no milho, de acordo com levantamento realizado pela equipe da Expedição Safra.

As plantadeiras deveriam ter ido a campo na primeira quinzena de outubro, mas faltou umidade no solo. “Houve escassez de chuvas no início do plantio, sobretudo no Sul do Maranhão e parte do Sul do Piauí. Mas agora as condições se normalizaram e voltou a chover bem”, detalha o agrometeorologista da Somar, Marco Antonio dos Santos. O Matopiba é responsável por cerca de 10% da produção nacional de soja e 15% da colheita de milho de verão.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina