Falta de chuva começa prejudicar soja em todo o Brasil

Publicado em 16/01/2015 09:24

Análise -  A semana passada foi marcada novamente pelas chuvas irregulares e até mesmo pela continuidade da estiagem em algumas regiões do Brasil. E esse comportamento no padrão das chuvas está causando muita apreensão não só aos produtores como também em todo o mercado. Isso porque, em muitas regiões os volumes acumulados de chuvas estão baixos e até mesmo estão ocorrendo uma ausência de mais de 15 dias. Desse modo os níveis de umidade do solo estão baixos em, praticamente, todas as regiões produtoras, com exceção apenas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. - Assim, em algumas localidades do Centro-oeste, do Sudeste e até mesmo do Paraná, já são observadas reduções nos potenciais produtivos das lavouras. Uma vez que essa ausência de chuvas generalizadas está sendo acompanhada por temperaturas muita acima da média, o que agrava a situação das lavouras, uma vez que eleva os índices de evapotranspiração. Contudo, não há um percentual certo de quanto é essa redução na produtividade. Pois, como estão ocorrendo pancadas de chuvas, há lavouras que estão bem enquanto lavouras vizinhas já apresentam quebras. - Nas regiões produtoras do MAPITOBA a situação é ainda mais grave, já que não há registro de chuvas generalizadas a mais de 15 dias e muitas lavouras já começam a sentir os efeitos negativos dessa baixa disponibilidade hídrica. - Somente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-leste do Paraná é que as condições ao desenvolvimento das lavouras estão melhores, já que os solos apresentam bons níveis de umidade e as chuvas estão ocorrendo de forma mais regular. - Por outro lado esse padrão irregular no regime de chuvas está permitindo a realização dos tratos culturais, como também a realização da colheita que já se iniciou em várias localidades do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Paraná. Segundo dados coletados junto as empresas do setor, pouco mais de 2% das áreas de soja do Mato Grosso e do Paraná foram colhidas. E no Mato Grosso do Sul o percentual de área colhida não chega aos 2%. Como o plantio esse ano foi atrasado pela estiagem de outubro, a maior parte (mais de 60%) da soja deverá ser colhida em meados de fevereiro em todo o Brasil.

Soja Somar 1

Previsão - Para essa semana os modelos de previsão não sinalizam mudanças no padrão de chuvas. Há previsão de chuvas sobre todas as regiões produtoras, porém, continuarão sendo na forma somente na forma de pancadas. Desse modo, não há indicativos de que venha a chover sobre todas as regiões que necessitam, o que poderá agravar a situação de algumas lavouras. 

Soja Somar 2

Soja Somar 3

Soja Somar 4

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário