Plantio da soja está finalizado no Rio Grande do Sul

Publicado em 19/01/2015 10:01

O plantio da soja está tecnicamente encerrado no Rio Grande do Sul, restando apenas áreas pontuais que, em virtude das chuvas, não puderam ser semeadas ainda, como em algumas propriedades na região Central. Conforme o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (15/01), a cultura encontra-se na sua maior parte na fase de desenvolvimento vegetativo, com bom padrão fitossanitário até o momento. A evolução das lavouras é normal, beneficiada pelas condições de umidade e temperatura que possibilitam o rápido fechamento das entrelinhas, principalmente pelas chuvas abundantes dos últimos dias. 

Alguns sojicultores manifestam preocupação pela captura de mariposas de Helicoverpa armigera nas lavouras monitoradas com armadilhas. Temerários pelas pragas e doenças, os produtores estão aplicando defensivos agrícolas, prática que, conforme técnicos da Emater/RS-Ascar, é desnecessária em muitas situações. No momento, 73% das lavouras encontram-se em germinação e desenvolvimento vegetativo, e outros 24%, em floração. O valor médio da saca de 60 kg da soja em grão teve redução nos negócios no Estado, chegando a R$ 58,00 nesta semana. Esse valor está R$ 7,38 abaixo do praticado no mesmo período do ano anterior.

A cultura do milho apresenta lavouras em praticamente todas as fases, desde áreas ainda a semear, inclusive de um segundo plantio dentro da mesma safra, até o início da colheita. A partir de agora, os produtores deverão intensificar a retirada do grão das lavouras, com pico maior em fevereiro. As chuvas ocorridas foram benéficas para as áreas em estágios de desenvolvimento, floração e maturação de grãos, com bom padrão fitossanitário. 

O potencial produtivo das lavouras de milho é considerado bom pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, sendo que nas primeiras áreas colhidas, a produtividade está dentro do esperado. Prosseguem os pedidos de Trichogramma spp. junto às biofábricas, para o controle biológico da lagarta do cartucho do milho, principalmente em lavouras semeadas no tarde. As chuvas interromperam a colheita das áreas destinadas ao milho para silagem, que já se encontra em grande parte colhido.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário