INTL FCStone reduz estimativa de produção de soja e milho na safra 2014/15

Publicado em 06/02/2015 09:46
O clima foi um dos principais fatores de impacto na revisão de fevereiro da consultoria

A INTL FCStone revisou nesta sexta-feira (06) sua estimativa de safra de soja e milho no ciclo 2014/15. Segundo atualização serão produzidas 92,8 milhões de toneladas de oleaginosa no Brasil. O número anterior, de 93,5 milhões de toneladas, sofreu decréscimo ocasionado pelo clima. ‘O número é mais baixo do que o verificado no mês anterior, uma vez que a seca de janeiro em algumas regiões do Centro-Oeste prejudicaram as lavouras, especialmente no estado de Goiás e Mato Grosso (este em menor intensidade)’, disse a consultoria em relatório.

Em Goiás, as produtividades observadas no início da colheita são variados e a expectativa é de uma quebra na produção do estado. A INTL FCStone estima produtividade de 2,75 ton/ ha para a localidade. Nas principais regiões goianas produtoras houve uma queda significativa no volume de chuvas em relação ao histórico para o período (com destaque para a região do entorno de Brasília e Goiatuba e alguns municípios adjacentes a Rio Verde), o que acabou prejudicando as plantas que estavam na fase de floração e enchimento de grãos, quando a necessidade de umidade é maior.

A produção do milho deve ficar em 73,4 milhões de toneladas para a safra 2014/15 do Brasil. O número decorre de uma redução das previsões para a safra de verão e aumento para a produção do ciclo de inverno. A queda observada na produção da primeira safra, que ficou em 28,7 milhões de toneladas, é resultado de ajustes de produtividade no sudeste e no centro-oeste, com destaque para Minas Gerais e Goiás. Mais uma vez a estiagem teve seu impacto sobre os números.

Para a segunda safra o aumento da produção estimada, para 44,7 milhões de toneladas, foi resultado da revisão da área. ‘Como os preços do milho se recuperaram desde meados de setembro e praticamente não há outras opções de cultivo na maioria das regiões, a queda de área pode não ser tão grande quanto o estimado anteriormente’, resume.

FCStone reduz estimativa de safra de soja do Brasil 2014/15 para 92,8 mi t

SÃO PAULO (Reuters) - A consultoria INTL FCStone estimou nesta sexta-feira a safra de soja do Brasil 2014/15 em 92,8 milhões de toneladas, ante 93,5 milhões da previsão anterior.

(Por Gustavo Bonato)

Tags:

Fonte: INTL FCStone + Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira