MT: Chuva dará trégua e agricultores devem intensificar a colheita nesta semana

Publicado em 24/02/2015 15:21
Colheita de soja está atrasada e já se verifica perda de qualidade nos grãos

A colheita de soja terá seu ritmo intensificado nesta semana em Mato Grosso. Segundo as previsões meteorológicas, as chuvas devem parar pelo menos até quinta-feira (26). O agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia, informa que no final desta semana haverá uma nova invernada, ou seja, chuvas prolongadas pelo estado.
 
De acordo com o último boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 34,9% da área de soja já está colhida no Estado. Na safra 2013/14, neste período, já havia 47,3% da área colhida. Isso se deve às chuvas que atrasaram o plantio no final do ano passado e, consequentemente, a colheita.
 
Na região Norte, a chuva ainda não está atrapalhando a retirada da soja das lavouras. Por lá, mais de 40% da área já foi colhida. “A maioria dos produtores está colhendo neste momento e não temos relato de muitas perdas”, diz Silvésio de Oliveria, vice-presidente da Aprosoja na região. Já na região Leste, segundo o vice-presidente Endrigo Dalcin, a colheita está em 15% da área. “Verificamos queda na produtividade entre 10 e 15%”, conta.
 
Nas regiões Oeste e Sul há relatos de que as chuvas estão prejudicando a colheita de soja. Segundo o vice-presidente da região Sul, Alexandre Schenkel, a retirada da safra está até cinco dias atrasada em relação ao período ideal. A região Oeste é que com a colheita mais adiantada - 48,7%, segundo o Imea. Adolfo Petry, segundo vice-presidente na região, explica que os grãos estão perdendo qualidade. “Ainda não verificamos grãos ardidos, mas sim os que estão perdendo peso”, diz.

Tags:

Fonte: Aprosoja MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe forte em Chicago com dólar em queda, rumores de volta da greve na Argentina e dúvidas sobre o clima nos EUA
Preços da soja disparam mais de 2% em Chicago e fecham o dia acompanhando novas altas do farelo
Soja: Mercado sobe em Chicago nesta 5ª feira na esteira do milho e do trigo e da desvalorização do dólar
Preços da soja retomam fôlego e fecham 4ª em alta na Bolsa de Chicago, acompanhando o óleo
Preços da soja voltam a subir em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando retomada do óleo