Brasil deve produzir 93,1 mi t de soja no ciclo 2014/15, diz INTL FCStone

Publicado em 04/03/2015 10:59

Após o clima irregular verificado em janeiro deste ano, que atingiu principalmente os estados produtores de soja de Goiás e Minas Gerais, os números de produtividade começam a se consolidar. Na revisão de março da estimativa da safra de soja no ciclo 2014/15 a INTL FCStone fechou produção da oleaginosa em 93,1 milhões de toneladas, retornando ao projetado no início deste ano. Em fevereiro a consultoria estimou produção total brasileira em 92,8 milhões de toneladas, devido aos impactos climáticos.

Os cálculos deste mês tiveram como base o incremento verificado no rendimento do segundo e terceiro maiores estados produtores de soja, Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente, que contaram com condição favorável ao desenvolvimento das lavouras. ‘No Rio Grande do Sul, a colheita está apenas no início, mas a situação no campo é muito otimista. O clima contribuiu para o crescimento saudável das plantas em todas as fases de desenvolvimento e a produtividade média esperada é de 2,90 ton/ha, com produção recorde de quase 15 milhões de toneladas’, destacou a consultoria em relatório.

No Mato Grosso, maior estado produtor da oleaginosa, a produtividade se manteve inalterada em relação à estimativa anterior, o que resulta em pouco mais de 27 milhões de toneladas produzidas. Já em Goiás, estado prejudicado pelas altas temperaturas e pela redução no volume de chuvas, o potencial produtivo da lavoura foi agravado. A média de precipitação acumulada do mês de janeiro deste ano na localidade ficou muito abaixo do valor histórico para o período, de 189 mm. ‘Há casos de perda total da área plantada na maior região produtora, o sudoeste do estado. Com isso, a produtividade média esperada foi reduzida novamente, para 2,70 ton/ha’, resumiu.

A falta de precipitações sinalizou estado de alerta na reta final da soja, especialmente durante o período de enchimento do grão. ‘No Mato Grosso do Sul o clima nesta temporada foi menos chuvoso, especialmente no mês de janeiro, época crucial para alcançar o pleno potencial de produtividade das plantas’, explica. O estado deve atingir 2,90 ton/ha de oleaginosa, nível abaixo do verificado no ano passado.

Ajustes nos ciclos de verão e de inverno aumentam previsão da INTL FCStone para o milho

A revisão da área plantada de milho e também da produtividade aumentaram a expectativa da consultoria INTL FCStone para a  produção do cereal na safra 2014/15. De acordo com a revisão de março, deve ser atingido pouco mais de 29 milhões de toneladas no ciclo de verão, após leves ajustes na área e no rendimento da região Sul do país. Em fevereiro, o número apresentado estava em 28,7 milhões de toneladas.

Como os preços do milho estão em níveis mais elevados, a área e a produtividade da segunda safra também foram ampliadas, puxando a produção estimada patra cima, ficando em 45,9 milhões de toneladas. Apesar do avanço projetado, a consultoria ressalta as consequências da irregularidade climática na produção do cereal. ‘Com os atrasos no plantio da soja e também na colheita, em decorrência do excesso de chuvas em algumas regiões em fevereiro, parte do milho deve ser cultivado fora do período ideal’, disse em relatório.

A INTL FCStone ainda afirma que muitos produtores têm a intenção de cortar investimentos, buscando diminuir custos e correr menos riscos em meio às incertezas climáticas.

Tags:

Fonte: INTL FCStone

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª