Chuva salva lavouras de soja safrinha no Paraguai

Publicado em 30/03/2015 11:12

O Paraguai ampliou a aposta na safrinha de soja e, com 700 mil hectares plantados, tinha lavouras há três semanas sem chuva. Mas as precipitações dos últimos três dias trouxeram alívio ao setor, embora ainda não garantam a produtividade esperada, que em algumas regiões é de 3 mil quilos por hectare, confere a Expedição Safra Gazeta do Povo, em viagem pelo país.

“Precisamos de mais duas chuvas até meados de abril”, afirma o produtor Márcio Giordani Mattei, de Santa Rosa del Monday (Alto Paraná). Considerando toda a região que planta soja safrinha, são necessárias precipitações por mais um mês, ressalva o técnico agrícola Fernando Schultz, da Agrotec.

As lavouras da safrinha mais prejudicadas pela falta de chuva neste ciclo são aquelas que foram semeadas primeiro, há três meses. Estão perto da colheita e não se beneficiam da umidade recente. Foram plantadas nas mesmas áreas da soja de setembro, que também foi prejudicada pelos veranicos — o que significa que o clima castigou duas vezes os mesmos produtores.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Yuri Raffler Sao Alberto Paraguay - PR

    A realidade aqui no Paraguai sobre a soja safrinha é assustadora. Estamos nas mãos de dois fungicidas novos (try + prothioconazol.azo + benzovindiflupir) que estao com bom resultado, mesmo assim a agressividade é alta. Soja safrinha aqui no Py já antecipo que é uma pratica inviavel (custo alto de fungicidas, preco em chicago menos de 10 U$), os agricultores irao constatar no momento da colheita que será no mes de abril. A media do Py da soja safrinha se ultrapassar 1500 kg/ha vai ser uma bela piada. Estava esquecendo da mosca branca que está ajudando também a cozinhar a soja.

    0
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Amigo Yuri Raffler, a conclusão pela INVIABILIDADE da soja safrinha já deveria ter acontecido há tempo, caso houvesse BOM SENSO TÉCNICO. É a natureza reagindo no sentido de buscar novo patamar de equilíbrio biológico.

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Aqui no oeste do Paraná o quadro é bem diverso.Quem usou bons fungicidas e na hora certa está contente. Tem muita lavoura de soja safrinha com potencial de 50 sacas por hectare. Sem medo de errar, tem lavoura de safrinha que vai produzir mais do que no verão. Agora, quem usou fungicida meia boca e fora da época recomendada, vai amargar prejuízo. Não podemos generalizar e condenar a safrinha. No meu entendimento é uma pratica viável, desde que bem conduzida.Lá nos anos 90, os primeiros a plantar milho safrinha foram chamados de loucos, idiotas. Hoje é uma cultura estabelecida e algumas vezes rentável.

      0