Novo mar de soja, por Gisele Loeblein no Zero Hora

Publicado em 20/07/2015 09:45

Se depender da atual intenção de plantio dos produtores gaúchos, a área cultivada com soja no próximo verão avançará 3% em relação ao último ciclo, chegando à marca histórica de 5,37 milhões de hectares, conforme levantamento feito pela consultoria Safras & Mercado. A diferença de 150 mil hectares a mais deverá ser obtida principalmente sobre o espaço destinado ao milho, que poderá encolher 8,9%.

— Praticamente toda essa área migra para a soja, devido à rentabilidade do produtor, que continua sendo melhor. O impacto do aumento de custos foi maior para o milho — explica o analista da Safras & Mercado, Luiz Fernando Roque.

No Centro-Oeste, acrescenta, produtores vão diminuir a primeira safra de milho para plantar soja, transferindo o espaço para a segunda safra — a chamada safrinha, que não existe no Rio Grande do Sul. Enquanto a área nacional da oleaginosa deve aumentar 3,8%, a do milho deve ter recuo de 9,7%.

Presidente da Associação dos Produtores de Milho do RS (Apromilho), Cláudio de Jesus tem uma percepção diferente. Para ele, nos últimos 10 dias, muitos agricultores mudaram de opinião. É que a chuva intensa estaria causando prejuízos na produção do Centro-Oeste, com impacto sobre o preço. Além da rentabilidade, a cultura, alerta, tem outra relevância para o produtor:

— É importante fazer a rotação. Não se pode pensar a lavoura só para um ciclo, é preciso enxergar a propriedade dentro um contexto.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário