Soja Plus Bahia: mapa de municípios apontará grau de adequação de fazendas a 180 indicadores socioambientais

Publicado em 30/07/2015 11:11
O Programa Soja Plus completa um ano no Oeste da Bahia, principal região produtora de grãos do estado. Nesse período, um dos destaques é a atividade intensiva de visitas para a aplicação de check list de 180 indicadores socioambientais a 43 fazendas, trabalho que está sendo executado, neste mês de julho, por três equipes, cada uma composta por técnicos de ciências agrárias da Universidade de Viçosa (UFV) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O outro ponto alto do Soja Plus Bahia é o trabalho inédito de avaliação de municípios que mostrará, por meio de mapas, o grau de adequação em relação aos indicadores socioambientais do Soja Plus.

São Paulo, 30 de julho de 2015 – Ao encerrar um mês de visitas a 43 fazendas de soja do Oeste Baiano, trabalho executado por equipes de técnicos da UFV e da Aiba, que realizam um diagnóstico mediante a aplicação de 180 indicadores socioambientais e afixam 60 placas de sinalização em cada propriedade, a Aiba revela satisfação com os resultados.

O Soja Plus detecta um quadro interessante de conscientização dos produtores rurais baianos em relação a questões trabalhistas e ambientais. De acordo com Ivanir Maia, diretor de relações institucionais da Aiba, isso se deve a anos de adequação às legislações trabalhistas e ambientais, incentivada pela fiscalização no Oeste da Bahia, polo de grãos, e na região de Juazeiro, polo de frutas. Além disso, a Aiba desenvolve um trabalho forte na área ambiental, com uma equipe de nove técnicos, diz Maia.

“O relatório dos técnicos, ao final das visitas de julho, avaliando o nível de adequação das fazendas aos indicadores socioambientais do Soja Plus, deverá mostrar um grau de excelência”, avalia o diretor da Aiba, que juntamente com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) desenvolve o programa de gestão contínua das propriedades de soja no estado. A Bahia foi o sétimo maior produtor de soja em 2014, posição muito próxima à de Minas Gerais, que ficou em sexto lugar.

Nos municípios de Baianópolis, Barreiras, Côcos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério, 110 produtores foram capacitados em sala de aula em cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, legislação trabalhista e NR 31. Neste ano, esses produtores participarão de cursos sobre a NR 33 (trabalho em altura) e NR 35 (trabalho em ambientes confinados).

Até o final de 2016, a meta do Soja Plus no Oeste da Bahia, segundo Bernardo Pires, coordenador nacional do Soja Plus e gerente de sustentabilidade da Abiove, é capacitar mais de 200 produtores do Oeste baiano com cursos teóricos e oficinas de campo. Também está previsto estender a assistência técnica a mais de 100 produtores, com a aplicação de todas as ferramentas de gestão do Soja Plus.

O produtor que participa do Soja Plus recebe um conjunto de ferramentas para auxiliá-lo nos trabalhos de rotina da fazenda: manual de compilação da legislação, kit de primeiros socorros, vídeos sobre diálogo diário de segurança, manual de procedimentos seguros em oficinas mecânicas, manual de construções rurais, manual sobre o novo Código Florestal, plano de emergência da propriedade, kit com placas de sinalização de saúde e segurança, blocos de controle de entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e blocos de controle de entrega de documentos, entre eles a carteira de trabalho.

O Soja Plus começou em Mato Grosso, em 2011, e já está implantado em outros três estados sojicultores: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Os resultados dos cinco anos do programa e a discussão sobre os seus desafios futuros serão o tema do 5º Seminário Nacional Soja Plus 2015, que acontece em Campo Grande, no dia 31 de agosto, durante a Bienal do Agronegócio. 

Em nível nacional, mais de 5 mil produtores rurais e gerentes de fazendas já participaram dos cursos sobre atendimento à legislação aplicada ao meio rural e receberam assistência técnica.  

A preocupação central do Soja Plus é capacitar os produtores rurais a melhor gerenciar suas fazendas, atendendo aos rigorosos requisitos das legislações sociais e ambientais do Brasil.

Tags:

Fonte: Abiove

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS