Soja: Demanda impulsiona negócios envolvendo óleo

Publicado em 24/08/2015 09:27

As negociações envolvendo óleo de soja estão mais movimentadas neste mês, impulsionadas pela demanda interna e também pelos embarques expressivos do derivado nas primeiras semanas de agosto – a exportação de óleo, porém, absorveu menos de um quinto da produção nacional em 2014. Por outro lado, o volume de soja em grão processado no primeiro semestre foi baixo, sendo o menor desde 2006. Esse cenário tem elevado os preços internos do óleo. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), nas duas primeiras semanas de agosto, 172,6 mil toneladas de óleo de soja foram embarcadas, já se caracterizando como o maior volume mensal desde setembro/13, quando 177,52 mil toneladas foram enviadas ao exterior em todo o mês.

O volume parcial de agosto já supera em expressivos 85% o exportado em todo o mês de julho/15 e em 25% o das quatro semanas de agosto/14. Na parcial do ano, o total é de 893,32 mil toneladas, o maior desde jan-ago/2012. A Abiove estima que 40,1 milhões de toneladas de soja em grão sejam processadas no mercado interno em 2015. No entanto, no primeiro semestre, foram apenas 15,3 milhões de toneladas. Com isso, para atingir o volume estimado, o processamento teria que se intensificar fortemente neste segundo semestre. O setor, de fato, espera um maior consumo interno de óleo neste semestre, fundamentado na produção de biodiesel.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário