China deverá comprar milhões de toneladas de soja dos EUA durante visita de seu presidente ao país

Publicado em 16/09/2015 09:25

logo mini reuters noticias

PEQUIM (Reuters) - A China, maior compradora de soja do mundo, vai adquirir milhões de toneladas da oleaginosa dos Estados Unidos durante a visita do presidente Xi Jinping ao país na próxima semana, disseram fontes da indústria.

A delegação chinesa provavelmente vai assinar acordos para comprar "vários milhões" de toneladas de soja, durante uma cerimônia em 24 de setembro no Estado de Iowa, disse uma fonte que vai viajar com o grupo comercial que acompanha Xi.

A China compra mais de 60 por cento do volume de soja negociada no mundo, e o produto rotineiramente está na lista de compras de líderes chineses que visitam os Estados Unidos, o segundo maior exportador do mundo atrás do Brasil.

Quando Xi fez sua primeira visita de Estado aos Estados Unidos como vice-presidente em fevereiro de 2012, uma delegação chinesa assinou um acordo para comprar mais de 12 milhões de toneladas de soja, um recorde em um negócio realizado de uma só vez.

Embora os acordos sejam vistos como gestos políticos, eles poderiam impulsionar o mercado de soja em Chicago <0#S:>, cujo primeiro contrato foi negociado em mínimas de seis anos e meio recentemente.

Mais de 20 empresas chinesas, incluindo processadores de alimentos estatais como Cofco, Sinograin e o Heilongjiang Jiusan Group, integrarão a delegação, disseram as fontes.

A empresa privada Sunrise Group, que costumava ser o maior comprador de soja, também faz parte da missão.

A China deve comprar um total de 27 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos durante a temporada 2015/16 (outubro/setembro), abaixo dos 29,6 milhões de toneladas no ano anterior, segundo um órgão do governo chinês (CNGOIC).

A previsão da CNGOIC para importações totais de soja pelo país em 2015/16 aponta crescimento de apenas 1 milhão de toneladas, para 78 milhões de toneladas no período, por causa do abrandamento da economia do país.

(Reportagem de Niu Shuping e David Stanway)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário