EUA 2015/16: Cordonnier afirma "não ser realista" aumento na produtividade de soja reportada pelo USDA

Publicado em 16/09/2015 18:30

As reações dos consultores e analistas aos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados) são sempre inevitáveis, principalmente entre os internacionais. E um dos mais respeitados consultores agrícolas do mundo, Michael Cordonnier, afirmou nesta semana que acredita não ser "realista" a revisão para cima da produtividade da soja no país reportada no último boletim mensal de oferta e demanda do departamento. 

O USDA estimou o rendimento da oleaginosa em 47,1 bushels por acre - ou 53,4 sacas por hectare. No entanto, Cordonnier discorda do aumento frente aos problemas enfrentados pela safra durante a primeira metade da temporada. 

"Eu acredito na possibilidade de uma redução do potencial produtivo da soja no boletim de outubro, quando eles realmente poderão pesar as vagens ao invés de somente contá-las. Mais uma vez, acredito que as temperaturas elevadas na primeira semana de setembro aliadas ao tempo seco no leste do Corn Belt reduziram a produtividade da soja nesta área", disse. 

Paralelamente, o consultor afirma que a redução por parte do USDA no rendimento para 167,5 bushels por acre (177,27 sacas por hectare) do milho foi um passo na direção correta e tem ainda a expectativas de que o número poderia ainda cair um pouco mais nos próximos reportes. 

Apesar disso, Cordonnier acredita que os 173 bushels por acre (183,1 sacas por hectare) esperados para Illinois são muito otimistas. "As altas temperaturas e na primeira semana de setembro e a falta de nitrogênio resultaram em uma interrupção prematura de boa parte das lavouras do estado, então é surpreendente observar que o rendimento realmente aumentou em relação ao mês anterior", diz. 

O consultor estima a safra 2015/16 de soja dos EUA em uma média de 103,7 milhões de toneladas, dentro de um intervalo de 100,4 milhões a 107,2 milhões de toneladas. Para o milho, a média esperada é de 340 milhões de toneladas, com suas projeções variando entre 332,3 milhões e 344,7 milhões de toneladas. 

No reporte do dia 11, os números do USDA vieram em 107,09 milhões e 345,08 milhões de toneladas. 

Tradução: Notícias Agrícolas
Por Carla Mendes

Tags:

Fonte: Pro Farmer

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul