El Niño marca o início do plantio da soja no Rio Grande do Sul

Publicado em 13/10/2015 11:37

O Rio Grande do Sul inicia, nesta semana, o plantio do seu principal grão comercial, em um calendário agrícola marcado pela presença do El Niño. Normalmente, o fenômeno climático de aquecimento das águas do oceano Pacífico traz safras cheias para a região Sul do Brasil devido à abundância de chuvas. Já sentido os efeitos desse cenário, os gaúchos abriram oficialmente a semeadura da soja no último fim de semana, durante a 51ª Expojuc, realizada em Júlio de Castilhos, com a presença do governador José Ivo Sartori. A janela para semeadura se estende até 10 de dezembro, conforme a região.

As primeiras estimativas divulgadas pela Emater e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2015/2016 indicam a manutenção da tendência dos últimos anos de incremento da área plantada de soja. A Emater projeta um aumento de 165 mil hectares, sendo que 80 mil hectares devem estar concentrados na Metade Sul do território, totalizando mais de 5,4 milhões de hectares. A Conab divulgou seu primeiro levantamento para as culturas de verão na última sexta-feira, prevendo uma evolução entre 1% e 2,5% na comparação com a área plantada no ano passando, ocupando, agora, 5,3 milhões de hectares.

A escolha pela oleaginosa para a cultura de verão em detrimento do milho, que deve ter sua menor área da história, com 779 mil hectares, acontece pelo bolso. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater de Passo Fundo, Cláudio Dóro, em 2015, o custo de implantação de uma lavoura de soja de alta tecnologia na região Nordeste foi de R$ 1,4 mil por hectare, elevação de 20% em comparação com o ano passado, especialmente pela inflação nos fertilizantes. Por outro lado, cultivar o mesmo espaço de milho, no mesmo local, saiu, em média, R$ 2,2 mil.

Confira a notícia na íntegra no site do Jornal do Comércio
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Comércio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário