Prêmios de exportação de soja do Brasil sobem; filas aumentam nos portos

Publicado em 11/03/2016 07:26

Por Reese Ewing

SÃO PAULO (Reuters) - Os prêmios para as exportações de soja do Brasil subiram ao longo da última semana, assim como a fila de embarcações a serem carregadas nos portos, elevando custos portuários no momento de pico da colheita, disseram agentes do setor de navegação e operadores nesta quinta-feira.

Os prêmios de exportação para soja dos principais portos do Sudeste, Santos e Paranaguá, subiram fortemente ao longo da última semana, com o Brasil entrando no pico de uma safra recorde estimada em 101 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Prêmios para exportações com pronto embarque subiram para entre 38 e 41 centavos de dólar por bushel frente aos contratos futuros para maio em Chicago, ante entre 24 e 28 centavos de dólar uma semana antes, disse a agência Certo nesta quinta-feira.

A alta nos preços spot para exportação teve reflexo semelhante em entregas até agosto.

"O real teve uma valorização significativa frente ao dólar desde a semana passada, então o único meio de manter a liquidez em vendas de exportação enquanto os preços em Chicago encontram-se estáveis é elevar os prêmios", disse o operador da Granos Corretora, Carlos Ronaldo D'Avalo.

O real valorizou-se mais de 15 por cento ante a moeda norte-americana desde meados de janeiro, e está em uma taxa de 3,625 real por dólar nesta quinta.

Analistas e agentes do setor de navegação disseram também que o aumento das filas e do tempo de espera para carregar os navios com soja nos portos gera pressão sobre os prêmios de exportação, para compensar esses custos.

O tempo de espera para navios chega a 57 dias em Santos e 47 dias em Paranaguá, disse um analista de grãos do CGD Group.

O custo de um navio Panamax esperando para ser carregado pode ficar entre 10 mil e 20 mil dólares por dia.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação