Colheita de soja continua atrasada e chega a 84,3% das lavouras de MS

Publicado em 23/03/2016 07:22

A colheita de soja em Mato Grosso do Sul já atingiu 84,3% das lavouras e os municípios de Amambai, Aral Moreira, Douradina, Fátima do Sul, Laguna Carapã, Naviraí e Vicentina já concluíram a colheita, de acordo com levantamento do Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja).

Porém, em comparação com as últimas três safras, tanto na região Sudoeste/Sudeste quanto a região Centro/Norte, continuam atualmente atrasadas, sendo que em comparação com a safra de 2014/15, a porcentagem de atraso é de 11%, principalmente na região Norte.

Segundo o Siga/MS, o atraso deve-se as condições climáticas desfavoráveis que direta ou indiretamente afetaram todas as fases do ciclo do grão.

Durante a última semana, as chuvas deram uma trégua, contribuindo para uma evolução de 11,5% na colheita, ou seja, mais de 275 mil hectares foram colhidos de 11 a 18 de março.

Perdas – Ainda conforme o levantamento do Siga/MS, os produtores de Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Sidrolândia, Campo Grande, Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Jardim, Bonito, Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Laguna Carapã, Fátima do Sul, Naviraí e Vicentina, estimam perdas devido às chuvas, porém os valores ainda estão sendo levantados.

Dourados, Maracaju, Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul, são os municípios mais prejudicados em relação ao escoamento dos grãos, já que rodovias, estradas vicinais e até acessos as propriedades rurais foram comprometidos, devido as chuvas em dezembro e janeiro.

Leia a notícia na íntegra no site Campo Grande News.

Tags:

Fonte: Campo Grande News

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja voltam a subir em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando retomada do óleo
Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª