Uruguai: boas condições para o plantio de soja

Publicado em 03/11/2016 12:34

No Uruguai, destaca-se condições "muito boas" para o plantio de soja de verão, segundo apontou o engenheiro agrônomo Alexis González, da empresa Agronegocios del Plata (ADP), ao site TodoElCampo. De acordo com González, as chuvas são bem-vindas nas regiões onde não foram registradas ocorrências de fortes ventos ou granizo.

Ainda não é possível estimar o impacto da seca registrada em meados de outubro, na qual vários cultivos, sobretudo o trigo, tiveram algum dano, mas uma vez que o inverno foi benéfico para o enchimento de grãos, com temperaturas frescas e presença de sol, esses danos foram apenas pontuais.

Enquanto a colheita do trigo deve começar dentro de 15 a 20 dias no país, dependendo da umidade e da ansiedade de cada produtor, a soja começa a dar as caras, mas González alerta: "nós não podemos dormir muito".

Na semana passada, o plantio começou alentamente, avançando de 25% a 30%. "A verdade é que as condições são muito boas para o plantio: os solos estão com boa umidade e não há nada que a tire neste momento. Tem que aproveitar", disse o engenheiro agrônomo.

Ao mesmo tempo, ele também diz que, se as sementes não implantaram bem no solo, as chuvas dos próximos dias podem afetá-la.

O Uruguai deverá ter uma redução de área para a soja de verão, devido a uma grande quantidade de terras que, por conta da rotação de culturas, realizará outros tipos de cultivo, além da expansão da pecuária.

Com informações do Todoelcampo.com.uy

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja caíram de até R$ 3/saca no BR com semana negativa em Chicago, refletindo safra dos EUA
Soja volta a subir nesta 6ª feira na Bolsa de Chicago, após semana de pressão sobre os preços
Com clima no radar, mercado da soja finaliza sessão com quedas nesta 5ª feira na Bolsa Chicago
Acompanhando o plantio nos EUA, mercado futuro da soja opera com ganhos nesta 5ª feira em Chicago
Agricultores argentinos aceleram vendas de soja após melhora do clima e do preço