Soja: Mercado intensifica realização de lucros com pressão do petróleo nesta 3ª feira

Publicado em 29/11/2016 12:56

O mercado internacional da soja intensificou seu movimento de realização de lucros na tarde desta terça-feira (29) e, por volta das 13h30 (horário de Brasília), as baixas passavam de 10 pontos entre os principais contratos. Mais cedo, as cotações chegaram a ceder cerca de 15 pontos. Assim, o vencimento janeiro/17 era negociado a US$ 10,45 por bushel, enquanto o maio/17, referência para a safra do Brasil, valia US$ 10,59. 

As tensões às vésperas da reunião da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) ao redor das especulações sobre a possibilidade de Irã e Iraque resistirem a pressão da Arábia Saudita sobre a redução da produção de petróleo trouxe uma severa pressão sobre os futuros da commodity, que acabou puxando as demais. Somente em Nova York, o petróleo cedia mais de 4% na tarde de hoje. 

Leia mais:

>> Irã e Iraque resistem à pressão da Arábia Saudita às vésperas de reunião da Opep

E a pressão veio a acentuar o movimento de liquidação de posições por parte dos fundos de investimentos, após sete sessões consecutivas de altas na CBOT. "A soja lidera as baixas entre o mercado de grãos, com o vencimento janeiro sentindo o impacto maior", explica Bryce Knorr, analista sênior do portal internacional Farm Futures. 

Entretanto, os analistas seguem reforçando o potencial dos fundamentos sobre esse mercado, especialmente os de demanda. Ontem, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou seu novo boletim semanal de embarques de grãos indicando uma nova semana forte para a soja, com mais de 2 milhões de toneladas e um acumulado na temporada que já supera em 19% o total do mesmo período do ano comercial 2015/16.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação